sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

1621 - A praça em tempo de guerra

Foto tirada em 1941, mostra os caienses perfilados
numa solenidade patriótica
Esta foto foi feita em 1941 e mostra a praça central do Caí, vista do alto da torre da Igreja Católica. Mais antiga que a foto semelhante (que mostramos na postagem 1619). Ela também mostra um aspecto surpreendente: a falta de veículos nas ruas. Apesar de estar acontecendo um grande evento. Na outra foto, de dez anos mais tarde, também não se viam veículos na rua. Possuir automóvel, no Brasil, é coisa recente. Apenas alguns privilegiados os possuíam naqueles tempos.
Algumas mulheres usavam sombrinha. Devia ser um dia quente de verão. As freiras, que acompanhavam as crianças do colégio, não usavam sombrinhas de cores alegres. Se abrigavam com guarda-chuvas de tecido preto. Elas também usavam vestes pretas, mesmo no verão. Suavam muito quando davam suas aulas na escola.
A praça ainda tinha a sua quadra de basquete, que já não aparece na foto da década de 1950. Os jardins da praça foram, por muito tempo, desenvolvidos pelo jardineiro Calisto Roth. Possivelmente, já responsável por eles naquela época.
Numa época em que as árvores e a natureza eram valorizadas apenas por alguns visionários, como o padre Balduino Rambo, os jardins eram menos arborizados.
No ano de 1941, a Europa estava em guerra. No ano seguinte, o Brasil declararia guerra à Alemanha. Uma situação muito delicada em cidades como o Caí, cuja população era - em grande parte - compostas por pessoas de origem alemã e que falavam o idioma germânico.
Em tempo de guerra, o patriotismo é inflado. Na faixa estendida sobre a rua Marechal Floriano lê-se a frase que foi lema da revolução de 1930: Estamos de pé pelo Brasil.

Foto do acervo de Carlos Gilberto Kayser

Nenhum comentário:

Postar um comentário