O doutor Gotthardt (à esquerda) teria ensinado Edmundo Schaeffer a arte da fotografia |
No pátio da sua casa, o Doutor Gottardt foi fotografado ao lado do seu jovem amigo Edmundo Schaeffer. Ele, ao que parece, ensinou Edmundo a fotografar e, pelo que se nota na fotografia acima, pode ter influenciado Edmundo na sua preocupação de andar sempre elegantemente vestido.
Entre as fotos deixadas por Edmundo Schaeffer, existem algumas que foram feitas quando ele tinha 14 anos ou até menos.
Parece improvável que isso tenha ocorrido, pois fotografar, na época, era algo complicado. As antigas máquinas não eram fáceis de usar, como as de hoje.
Mas não é de duvidar-se que isso tenha acontecido, se considerarmos que o filho de Edmundo, Egon, também foi extremamente precoce. Egon, com alguns anos menos que 14, aprendeu a tocar violão sozinho e formou uma dupla de cantores, o Duo Missioneiro, que percorreu o estado fazendo apresentações.
Ele fez isso sozinho, sem muito apoio do pai que preferia vê-lo mais dedicado aos estudos.
A influência do Doutor Gotthardt é a única explicação plausível para as idéias avançadas do jovem Edmundo Schaeffer, que vivia num ambiente interiorano.
Essa foto, na avaliação, de Egon Schaeffer é de 1928, quando Egon tinha 23 anos. Ele já atuava no Exército há cinco anos e voltou a Montenegro para visitar a família.
Gotthardt pode ser o prenome, ao invés do sobrenome. Gotthardt é o nome Gotardo, de São Gotardo. A grafia pode ser imprecisa. Talvez Gotthard, Gothard, Gothardt...
Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer
Nenhum comentário:
Postar um comentário