segunda-feira, 24 de agosto de 2009

343 - A avicultura brasileira segundo Heitor Müller

Heitor Müller, com o quadro, ao receber o titulo de cidadão de Santo Ângelo
Em matéria publicada por Zero Hora (edição de 22 de março de 2009), Heitor Müller mostra o estágio atingido pelo Brasil como exportador de frangos:
"O Brasil é o maior exportador mundial de frango e o terceiro maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Segundo o presidente do Congresso Latinoamericano de Avicultura, Heitor Müller, somente esses dados já demonstram a importância do setor avícola brasileiro. Empregando 4 milhões de pessoas em toda a cadeia, a avicultura é case de sucesso e foi tema de discussão durante a 20ª edição do Congresso Latinoamericano de Avicultura, que ocorreu na semana passada, em Porto Alegre (RS).

Global 21 - Qual a representatividade das exportações na cadeia do frango? Quando iniciou o processo de internacionalização?
Heitor Müller - O setor exporta entre 30% e 35% para 150 países, o equivalente a 3 milhões de toneladas, de um total de 10 milhões de toneladas que devem ser produzidas este ano. O processo iniciou na metade da década de 70. No início, as vendas a outros países eram bastante tímidas, mas evoluiu na década seguinte e atingiu o pico na década de 90, quando começamos a comercializar frango em pedaços. Até então só vendíamos frango inteiro.

G21 - Quais os entraves para crescermos em outros países?
Müller - Para o Brasil aumentar as exportações temos que resolver os problemas da Rodada de Doha, formalizando acordos internacionais, com os países desenvolvidos diminuindo os subsídios. No mundo, US$ 1 bilhão ao dia são destinados a subsídios na agricultura. Além disso, alguns países impõem restrições ao frango brasileiro, o que é um disfarce para reserva de mercado. Internamente, temos os mesmos problemas dos outros setores: falta de ferrovias para melhorar e baratear a logística, falta de estrutura nos portos, alta carga de impostos, ou seja, o chamado custo Brasil.

G21 - O setor está agregando valor? Qual a tendência?
Müller - O frango em pedaços é uma agregação de valor e hoje responde por mais da metade das exportações. O conceito que mais cresce no mundo é o "farm to fork" (da cozinha para o garfo), isso significa pratos praticamente prontos. A avicultura brasileira, atenta a essa tendência, produz cortes de frango temperados, congelados individualmente e acondicionados em embalagens mais sofisticadas, em pequenas quantidades, para consumo individual.

G21 - Qual a importância do Plano de Regionalização da Avicultura? Quais as ações em andamento?
Müller - O governo federal está viabilizando o Plano de Regionalização da Avicultura. A questão é a aceitação internacional da regionalização. É preciso que os mercados entendam que o Brasil tem proporções continentais, e que não temos e nem tivemos problemas de doenças, apenas pequenos focos isolados que foram eliminados em questão de horas. Produzimos somente com milho e soja, ou seja, produtos vegetais puros, o que dá uma qualidade inquestionável ao frango. A regionalização pretende justamente que Estados e regiões produtoras sejam considerados independentes para fins sanitários.

G21 - Qual a importância da avicultura brasileira?
Müller - A avicultura brasileira é bastante desenvolvida, é uma verdadeira cadeia produtiva, onde as empresas produzem a própria genética, ração, ou seja, dominam todas as etapas de produção. Temos vantagens como matéria-prima de qualidade na soja e milho, mão-de-obra especializada e terra com 3,3 mil horas de sol ao ano, além de 20% da água doce do mundo. Em toda a cadeia, são 4 milhões de empregos. O Brasil é o maior exportador mundial de frango e o terceiro maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos e China. O consumo brasileiro é de 37 quilos de frango ao ano, de um total de 90 quilos de carne, o que demonstra a importância do nosso segmento."

Um comentário:

  1. ¡No podría haber cerrado mi primera casa sin el Sr. Pedro! pedro y su equipo hicieron todo lo posible por mí en esta transacción. Él manejó mi muy apretado tiempo de entrega con facilidad y siempre estuvo disponible para mí cuando tenía preguntas (y tenía muchas), incluso cuando él estaba fuera de la oficina, ¡lo cual agradezco mucho! él y su equipo manejaron muchas disputas de último momento con el vendedor y trabajaron incansablemente para asegurarme de que pudiera cerrar antes de que expirara mi contrato de arrendamiento (y mi asistencia para el pago inicial). El Sr. Pedro es un oficial de préstamos increíblemente informado, cortés y paciente. Revisé un par de ofertas en propiedades antes de mi compra final y pedro estaba allí para ayudar con cada una, a menudo coordinando con mi agente detrás de escena. Me sentí apoyado durante todo el proceso. Gracias a Pedro y los incansables esfuerzos de su equipo, ¡ahora soy un orgulloso propietario! Le animo a considerar a Pedro y su compañía de préstamos para cualquier tipo de préstamo. señor, pedro oferta de préstamo email- pedroloanss@gmail.com

    ResponderExcluir