No final do século XIX, a sociedade Schützen Verein funcionava num prédio simples situado no mesmo local ocupado hoje pelo belo edifício do Country
No livro Reminiscências, de Helena Cornelius Fortes, consta que no local onde hoje se encontra o Country Clube de São Sebastião do Caí, existiu a Schützen Verein (Sociedade de Atiradores), que teria iniciado suas atividades em 1880 e que passou mais tarde a chamar-se Liga Sportiva.
Consta também desta obra que esta sociedade, criada por descendentes de alemães, foi a primeira da cidade e que a sua sede, situada “onde hoje está o Country”, era “um prédio rústico, nada funcional”. E também que esta sociedade passou a ser, mais tarde, a Liga Sportiva. Diz ainda Helena Fortes que a prática do tiro ao alvo, a principal atividade do clube, era feita “nos matos do morro onde hoje está o Hospital”.
O livro Caí Monografia, de Alceu Masson (publicado em 1940), informa que haviam na cidade três associações: Liga Sportiva, Sociedade Ginástica e Sociedade Recreativa União. A Ginástica veio a ser, depois, o Clube Aliança e o União situava-se no bairro Vila Rica (conhecido também como Poeira).
O livro não informa, mas tudo indica que a Liga Sportiva funcionava no prédio atual do Country. Consta também que funcionou ali o Tiro de Guerra, forma de treinamento militar existente na primeira metade do século XX.
Walace Kruse, pesquisando em seu arquivo, descobriu que o Tiro de Guerra 471, fundado em Nova Petrópolis em 1917 em 3 de junho de 1919, transferiu-se para o Caí em 1921 tornando-se um dos mais importantes do interior do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário