A IMIGRAÇÃO ITALIANA PARA MONTENEGRO
Os imigrantes italianos começaram a chegar em 1865. em grandes levas de Porto Alegre, e daí viajando em barcos e vapores, pelo rio Caí até São Sebastião do Caí e Montenegro, pontos de partida para a Serra.
Em Montenegro foram alojados em uma velha casa, sem repartições, agasalhando-se no porão. A casa denominava-se Casa da Imigração e se localizava na antiga rua Buarque de Macedo, hoje Rotary Internacional. Depois seguiram em carretas para o destino final, numa longa travessia ao longo de tortuosos percursos até o destino final: a Serra, mas muitos ficaram em Montenegro.
AS ESTRADAS
O leito das estradas era lamacenta e cheio de enormes crateras, com pontos e, muito mau estado. Mas mesmo assim, o tráfego de carretas era intenso, transportando passageiros e gêneros comestíveis, alguns para venda ao longo do caminho. Era intenso, também, o tráfego para barcos no rio Caí, com produtos de venda, como açúcar, café, sal e vestuário.
O COMÉRCIO
À época. Havia intenso comércio em Montenegro, com embarque e desembarque de mercadorias no porto do rio Caí, com centenas de cavalos, mulas e carretas transitando pelas ruas de Montenegro.
TROPAS DE MULAS
Desciam a serra trazendo produtos coloniais, que aqui eram embarcadas e desembarcadas para Porto Alegre, comprando e vendendo mercadorias. Tanto que o comércio de Montenegro era fortalecido com esse vai-vem de produtos.
AS VIAGENS PARA A SERRA
Os imigrantes italianos eram auxiliados por Luiz Antônio Silva Lima, o Luiz Bugre, que mais tarde juntou-se aos índios com ataques às casas de São Vendelino
CORRENTE IMIGRATRÓRIA DOS ITALIANOS
Formou-se, assim, uma corrente imigratória de italianos para a Serra, que partiam de Nápoles e Gênova, Itália, com destino ao Brasil longínquo. Em navios à vela, lotando embarcações na Praça .da Harmonia, ponto inicial em Porto Alegre.
O fluxo de colonos italianos para os municípios da Serra, como Caxias do Sul, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Farroupilha etc.- devem muito de seu progresso à imigração italiana, municípios hoje com uma economia sólida e expansiva.
PARA ATENDER ESSE IMENSO TRÁFEGO EM MONTENEGRO
Havia casas comerciais de porte, com as de Afonso Enck, Adolpho Schüller, José Maria Cruz, João Batista Pinto de Azevedo, Cristiano Enck e outros.
O TRANSPORTE ENTRE MONTENEGRO E PORTO ALEGRE
Era feito por barcos, posteriormente vapores, que navegavam o rio Caí, auxiliados pelas gasolinas.
Os produtos vinham de Bento Gonçalves percorriam 80 km em carretas ou lombos de burros e mulas, e mais 90 km de barcos até Porto Alegre. Em 1909, foi implantado o transporte ferroviário nos ramais recém-construídos, e a 8 de junho de 1910, chegava o primeiro trem em Caxias do Sul, com grande alegria para todos.
O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
877 - Dos arquivos de Hélio Alves de Oliveira XIII
Primeiro usando tropas de mulas, depois carretas, os colonos de Bento Gonçalves levavam sua produção até o porto de Montenegro
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