domingo, 22 de agosto de 2010

924 - O que diz a Wikipedia sobre o dirigível que passou por aqui

O Graf Zeppelin, nas décadas de 1920 e 1930 era uma maravilha tecnológica usada como propaganda da Alemanha e do nazismo.

O Graf Zeppelin (LZ 127) foi umdirigível fabricado pela empresaLuftschiffbau-Zeppelin GmbH, naAlemanha.

O primeiro vôo aconteceu em1928, ligando Frankfurt a Nova York, e durou 112 horas.

Em 29 de agosto de 1929, comandado por Hugo Eckener, completou o primeiro vôo em redor do mundo ao aterrizar em Lakehurst, Nova Jersey, nos Estados Unidos da América.

Essa epopeia ao redor do mundo durou 21 dias, iniciada em 8 de agosto, durante os quais percorreu 34.600 km. Saiu da Estação Aeronaval de Lakehurst , estado de Nova Jersey, nos EUA, atravessando o Oceano Atlântico e fazendo sua primeira escala em Friedrichshafen, na Alemanha, depois cruzou a Europa, sobrevoou os Montes Urais e atravessou a Sibéria até alcançar Tokio, onde fez escala. Posteriormente cruzou oOceano Pacífico rumo ao Estados Unidos e, em 26 de agosto, depois de 79 horas e 22 minutos de navegação, aterrisou em Los Angeles, Califórnia. Finalmente, em 29 de agosto, retornou a Estação Aeronaval de Lakehurst, seu ponto de partida.

[editar]No Brasil

Graf Zeppelin sobrevoando a Baía de Guanabara,25 de maio de 1930

Em seu vôo inaugural, o "Graf Zeppelin" chegou ao Recife, atracando no Campo do Jiquiá em 22 de maio de1930. Em terra, mais de 15.000 pessoas foram assistir ao evento. Para recepcionar a aeronave, passageiros e tripulantes, ao local estiveram presentes o próprio governador do estado de Pernambuco,Estácio Coimbra e o sociólogoGilberto Freyre. No comando da aeronave estava o Professor Hugo Eckener. O primeiro brasileiro a fazer este percurso, da Europa para o Brasil, foi o engenheiro Vicente Licínio Cardoso. Era a primeira viagem de uma longa carreira de vôos, tão regulares que, à época, se afirmava que era possível acertar o relógiopor eles.

[editar]Especificações

Tinha 213 m de comprimento, 5 motores, transportava 20 passageiros e cerca de 45 tripulantes e um volume de 105.000 m³, sendo o maior dirigível da história até a data de sua construção em 1928. Sua estrutura era baseada numa carcaça de alumínio, revestida por uma tela recoberta por lona de algodão, pintada com tinta prata, para refletir o calor. Dentro dela, existiam 60 pequenos balões inflados com gás hidrogênio, juntamente com os seus 5 motores Maybach, com 12 cilindros, desenvolvendo até 550 HP (máximo) cada, alimentados com um combustível leve, o Blau Gas e gasolina, que o mantinham no ar, a uma velocidade de até 128 km por hora. Tinha capacidade de carga para até 62 toneladas.

Quem observava de fora a silhueta elegante e inconfundível do Graf Zeppelin, não imaginava o conforto que a gôndola proporcionava para os passageiros. Possuía banheiros, sala de jantar e estar, cozinha, e salas de rádio e navegação. O Graf Zeppelin, contava ainda com 10 camarotes, com dois beliches cada um, que confirmavam a fama de "hotel voador". A passagem, na época, custava 6.590 réis. Não era permitido fumar livremente a bordo; era somente permitido em áreas de bar, com os isqueiros próprios do dirigével presos às mesas. Era verificado no embarque se nenhum passageiro portava isqueiros ou fósforos.

[editar]Desmanche

Nenhum acidente foi registrado com o LZ 127 Graf Zeppelin em cerca de uma década de operação. Após a tragédia com o LZ 129 Hindenburg, ele foi desmanchado em 1940, juntamente com o LZ 130 Graf Zeppelin II, e suas estruturas foram utilizadas para a confecção de material bélico na Segunda Guerra Mundial.

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possuimultimedia sobre LZ 127 Graf Zeppelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário