Orestes José Lucas nasceu em Capela de Sant’ Ana, então município de São Sebastião do Caí, em 15 de abril de 1916, filho do Capitão Carlos José Lucas e de Rosa Cândida Lucas. Dotado de grande inteligência e pertinácia, foi aluno interno do Colégio Sagrada Coração de Jesus, Bom Princípio.
Estudou mais tarde no Colégio Rosário em Porto Alegre, ingressando na Faculdade de Direito, concluindo com grande brilhantismo, apesar das grandes dificuldades, ainda por ser muito tímido.
Aos 07 de outubro de 1938, casou-se com a jovem Gelsumina Baierle, também Capelense, vindo o casal residir em São Sebastião do Caí em 1940. Tornou-se um dos melhores e mais respeitados advogados da região do Vale do Caí e Sinos, além de líder emergente.
No dia 1º de janeiro de 1952, foi empossado prefeito, gestão que valorizou a cultura, deu prioridade ao pequeno produtor rural, abrir estradas para o escoamento da produção, época em que o município abrangia um território muito grande.
Em 1955, eleito vereador, foi presidente da Câmara no período de 1956 a 1959.
Foi reeleito prefeito em 1959, realizando uma profícua gestão, encerrando sua vida política após o golpe militar de 1964. Apesar de ter sido um dos fundadores e líder do MDB, não mais concorreu a nenhum cargo eletivo.
Desde então, dedicou-se exclusivamente à advocacia e às atividades rurais, exercendo a presidência da Associação Rural e comercial por vários anos.
Em 8 de maio de 1993, vítima de infarto, veio a falecer aos 77 anos, deixando uma grande lacuna na sociedade caiense, enlutando esposa, filhos, netos, além de incontáveis amigos cultivados durante sua trajetória nesta vida.
Texto extraído do site oficial da Prefeitura de São Sebastião do Caí
Este perfil biográfico e os trascritos nas postagens seguintes (1010 a 1015) foram produzidos pela coordenadora do Museu Histórico Vale do Cahy, Neiva Esteves (precocemente falecida) e pelo então chefe de gabinete do prefeito Pedro Griebler.
Na foto que ilustra esta postagem, Heitor Selbach pratica a radiestesia, assunto pelo qual Orestes Lucas também era interessado
Nenhum comentário:
Postar um comentário