domingo, 10 de outubro de 2010

994 - Tupandi, exemplo para o mundo

Município de apenas quatro mil habitantes, Tupandi conta com estrutura admirável, como o magnífico teatro do seu centro de cultura

O Hino Riograndense tem, na sua letra, esses versos que fazem bater mais forte o coração dos gaúchos e encher o seu peito de orgulho:
“Sirvam, nossas façanhas, de modelo a toda terra.”
Os mesmos versos servem muito bem para o povo de Tupandi, pois o sucesso alcançado por esse município é algo de prodigioso. E muitos municípios vêm buscando, no exemplo de Tupandi, um modelo que oriente a sua busca pelo desenvolvimento.
ISOLAMENTO
Antes da sua emancipação, Tupandi era um distrito de Montenegro. Lugar distante, ligado à sede municipal por estradas de chão mal conservadas, No inverno, com tempo chuvoso, era muito difícil de passar de carro por estas estradas.
Tupandi vivia esquecido das administrações montenegrinas. Tão esquecido e abandonado que, em Tupandi, praticamente não existia escola municipal ou qualquer outra forma de benefício oferecido pela prefeitura de Montenegro.
Por isso, quando Bom Princípio emancipou-se, Tupandi aproveitou para   se desprender da distante Montenegro e integrar-se ao novo município que surgia. Com isso a situação melhorou um pouco. Mas não muito.
Telefone, por exemplo, havia apenas em algumas poucas casas e, até uns 15 anos atrás, eles eram a manivela.
Por esse abandono, quando houve a emancipação, há pouco mais de 20 anos, Tupandi era o município mais pobre do Vale do Caí (juntamente com São Vendelino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário