segunda-feira, 22 de novembro de 2010

1020 - Hortêncio se liberta da Cadeia

Asfaltamento da estrada até Presidente Lucena tirou Hortêncio do isolamento que sempre limitou o seu desenvolvimento


No dia 27 de novembro de 2010, a comunidade de São José do Hortêncio fez uma grande festa para comemorar a realização de um sonho que vinha de muitas décadas. Nesse dia foi inaugurada a estrada asfaltada que liga a cidade de Hortêncio à vizinha Presidente Lucena e, no seu prosseguimento, a Ivoti e Novo Hamburgo.
Quando os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul, eles foram acomodados em terras que o governo possuía ao redor de São Leopoldo.
Isso aconteceu entre 1824 e 1830, período no qual chegaram 10 mil alemães ao estado.
Uma parte destes colonos receberam suas terras no local onde hoje existe a cidade de São José do Hortêncio.
O local é próximo de São Leopoldo, que ficou sendo a sede da colônia alemã. Um caminho precário (conhecido como Picada das Mulas) foi aberto entre Hortêncio e São Leopoldo, mas a comunicação era difícil porque havia no caminho um arroio que ganhou o nome de Cadeia. Quando chovia muito, o arroio enchia e era impossível sair para os colonos sair do seu vilarejo. Eles ficavam presos lá e, por isso, o arroio ganhou esse nome de Cadeia.
Desde a vinda dos colonos, quase dois séculos se passaram, mas a localidade continuou condenada ao isolamento devido à precariedade das estradas e pontes que permitiam a sua comunicação com os demais municípios. Um problema que, desde então, impediu um maior progresso para o município.
Emancipado em 1988, Hortêncio vem, desde então, se esforçando muito para conseguir aquilo que quase todas as demais prefeituras da região já possuem. Uma ligação asfáltica. Mais de duas décadas se passaram até que, finalmente, isto está acontecendo.
No próximo dia 27, sábado, a cidade fará uma festa que vai durar o dia inteiro, comemorando a inauguração da estrada asfaltada que liga Hortêncio a Presidente Lucena.  O que resolve o seu problema, pois daquela cidade vizinha em diante já existe estrada asfaltada até Ivoti e Novo Hamburgo.
São apenas oito quilômetros de estrada. Um trecho curto, mas que representa muito para o município: o fim do isolamento e novas perspectivas de progresso.
É o fim do barro, da poeira e das inundações que sempre atrapalharam a ligação de Hortêncio com o mundo.
Isso só foi possível porque as prefeituras de Hortêncio e Presidente Lucena fizeram uma parceria com o governo estadual, assumindo uma parte do custo das obras. Fato semelhante ao ocorrido em Tupandi, que livrou-se do seu isolamento secular através de uma obra realizada em parceria com o Estado e com o município de Bom Princípio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário