domingo, 19 de dezembro de 2010

1042 - Porque o Vale do Caí é o Vale da Felicidade

No censo do ano 2000 o Vale do Caí se destacou como região brasileira com menores índices de analfabetismo (na foto, Harmonia, o município que mais se destacou)


O critério da revista Veja para determinar a escolha dos municípios na matéria O Vale da Felicidade (ver postagem 1041 deste blog),  foi o do índice de analfabetismo.  O fato de grande parte dos municípios com menor índice de analfabetismo no Brasil (conforme o censo de 2000) serem do Vale do Caí fez a revista fazer uma investigação sobre o assunto.
Assim como a Veja, também o Fato Novo divulgou os dados do censo. Tanto no jornal como no site, como se pode ver abaixo:


"Vale do Caí é destaque nacional pelos baixos índices de analfabetismo
Postado por Alex Steffen em 20/06/2007, 21:06:42h


O baixo número de pessoas não alfabetizadas no Vale do Caí não é novidade aos leitores, afinal, a região tem boas escolas, excelentes professores e pessoas conscientes de que sem educação (ainda mais a básica) não serão pessoas com boas perspectivas de vida. Entretanto, na noite de terça-feira, no Jornal da Globo, pouco antes da meia noite, foi divulgada a listagem de 64 cidades brasileiras que têm menores índices de analfabetismo. Destas, 40 são do Rio Grande do Sul e a quase totalidade dos três estados do Sul do Brasil. Não bastasse a boa notícia para o Estado, a listagem veio destacar o Vale do Caí, pois entre os 40 municípios gaúchos que se destacaram, nove são da nossa região.
A listagem destacou apenas os municípios que têm menos de 4% de analfabetos e assim, entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, apenas 64 puderam figurar na listagem. A pesquisa leva em consideração pessoas com mais de 15 anos. Harmonia ficou em terceiro lugar na listagem nacional e em segundo do Rio Grande do Sul perdendo apenas para São João do Oeste (SC) e Morro Reuter (RS). Na cidade de Harmonia há 1,79% de analfabetos (que não sabem ler ou escrever). Porém, como os dados são referentes ao censo de 2000, pode-se acreditar que o índice hoje é ainda menor, pois as pessoas que na época eram declaradas analfabetas tinham idade avançada e parte delas veio a falecer. Assim como ocorreu em outros municípios, o censo considera analfabeto quem não sabe ler em português, e muitos dos idosos do interior do Vale do Caí sabem ler e escrever, porém em alemão.


Veja na tabela que segue,  a colocação dentro do país, o nome da cidade e o percentual de analfabetos com mais de 15 anos dos municípios da região que apresentaram menos de 4% de analfabetismo.


3º    Harmonia                        1,79
5º    Bom Princípio                 1,92
6º    São Vendelino                1,94
6º    Feliz                               1,94
11º  Vale Real                       2,54
15º  São José do Hortêncio   2,69
18º  Linha Nova                    2,80
31º  Pareci Novo                   3,09
59º  São Pedro da Serra        3,91


Dados do IBGE, extraídos do Censo de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário