domingo, 16 de janeiro de 2011

1084 - Enchentes têm níveis diferentes em diferentes locais

Em Porto Alegre, a maior de todas as enchentes foi a de 1941, quando a cidade era uma das mais ricas e evoluídas do país. Barcos grandes puderam navegar nas ruas mais centrais. O prédio ao fundo, com água à altura de metade do primeiro piso, é o Mercado Público

A fenomenal enchente ocorrida em Porto Alegre em 1941, pela sua excepcional repercusão, leva as pessoas a crer que a enchente deste ano tenha sido também a maior em outros rios da mesma região, como o Caí. O que não é verdade. Em São Sebastião do Caí, por exemplo, a maior de todas foi a enchente do Barro Vermelho, que ocorreu em 1878. Enchente que foi excepcional, também, na cidade de Triunfo e no Vale Real, conforme registros disponíveis. Deve ter atingido, portanto, toda a região do Vale do Caí.
Mas nem sempre isso acontece. As maiores enchentes em São Sebastião do Caí não são, necessariamente, as maiores em Montenegro.
Em 1982, por exemplo, houve uma enchente extraordinária no vale do arroio Forromeco, atingindo fortemente as cidades de São Vendelino e Bom Princípio, situadas às margens deste arroio. Naquela ocasião, choveu por toda a região, mas a precipitação foi extraordinária, mesmo, no vale do Forromeco. Em São Sebastião do Caí, cidade situada pouco abaixo da barra do arroio Forromeco, a enchente também foi extraordinária, mas já em Montenegro ela não foi tão excepcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário