O trem minuano foi o mais moderno que chegou a ser utilizado na ferrovia que passava pelo centro da cidade |
Extraimos do texto postado no site, alguns trechos contendo informações interessantes:
"O início da colonização alemã se deu com José Inácio Teixeira Filho que, em 1856, como dono da sesmaria, revendeu lotes de terra para os primeiros colonos alemães católicos. Em 1900, a localidade de Campestre era a Sede do 6º Distrito de São João de Montenegro. Em 1930, a sede do 6º Distrito passou para a Estação São Salvador. O nome de Salvador do Sul, foi adotado em 1963, em decorrência da emancipação.
O município de Salvador do Sul apresentava em sua formação inicial, ao se emancipar de Montenegro, uma área de 348 km² e população de 14.000 habitantes. Em função das emancipações de Barão, Poço das Antas, Tupandi, São Pedro da Serra e São José do Sul, nossa área passou para 89,31km². Os limites atuais são: Norte: São Pedro da Serra; Sul: São José do Sul; Sul-Sudoeste: Maratá; Leste: Tupandi; Oeste: Poço das Antas; Sudoeste: Brochier. Área urbana: 2,20km². Área rural: 87,11km².
Em 1881 surgiu a 1ª estrada de rodagem, a Buarque de Macedo, que vinha da Colônia Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves, ligando-a com São João de Montenegro, hoje Montenegro. Surgida como rota de tropeiros, a estrada foi sendo melhorada e hoje é denominada RST470.
O desenvolvimento chegou com a implantação da Rede Ferroviária, que facilitou o intercâmbio comercial entre Salvador do Sul e cidades-polo, como Porto Alegre e Caxias do Sul.
1900 - Empresa belga ganha a concessão para a construção, sendo engenheiro o alemão Henrique José Wiedersphan;
1907 - Inauguração do túnel de Linha Bonita;
1909 - Inauguração da Estação São Salvador;
1911 - Chegada a Caxias do Sul. Portanto, foram 11 anos de construção.
1960 - Até esta data: "Maria Fumaça"; Após: Locomotiva diesel e "Minuano".
1976 - Desativação do Ramal Ferroviário."
Nenhum comentário:
Postar um comentário