sábado, 12 de fevereiro de 2011

1114 - História oficial de Salvador do Sul


O trem minuano foi o mais moderno que chegou a ser utilizado na ferrovia que passava pelo centro da cidade
Todas as prefeituras da região têm os seus sites oficiais e vários deles contêm um resumo da história do município. Salvador do Sul é um desses. É o seguinte o histórico do município, que contém várias informações importantes mas que merece, também, algumas correções. Como, aliás, também as merecem os textos do blog Histórias do Vale do Caí e qualquer outro texto histórico. Todo conhecimento está sujeito a correções e aprimoramento.
Extraimos do texto postado no site, alguns trechos contendo informações interessantes:
"O início da colonização alemã se deu com José Inácio Teixeira Filho que, em 1856, como dono da sesmaria, revendeu lotes de terra para os primeiros colonos alemães católicos.  Em 1900, a localidade de Campestre era a Sede do 6º Distrito de São João de Montenegro. Em 1930, a sede do 6º Distrito passou para a Estação São Salvador.  O nome de Salvador do Sul, foi adotado em 1963, em decorrência da emancipação.
O município de Salvador do Sul apresentava em sua formação inicial, ao se emancipar de Montenegro, uma área de 348 km² e população de 14.000 habitantes. Em função das emancipações de Barão, Poço das Antas, Tupandi, São Pedro da Serra e São José do Sul, nossa área passou para 89,31km². Os limites atuais são: Norte: São Pedro da Serra; Sul: São José do Sul; Sul-Sudoeste: Maratá; Leste: Tupandi; Oeste: Poço das Antas; Sudoeste: Brochier. Área urbana: 2,20km². Área rural: 87,11km².
Em 1881 surgiu a 1ª estrada de rodagem, a Buarque de Macedo, que vinha da Colônia Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves, ligando-a com São João de Montenegro, hoje Montenegro. Surgida como rota de tropeiros, a estrada foi sendo melhorada e hoje é denominada RST470.
O desenvolvimento chegou com a implantação da Rede Ferroviária, que facilitou o intercâmbio comercial entre Salvador do Sul e cidades-polo, como Porto Alegre e Caxias do Sul.
     1900 - Empresa belga ganha a concessão para a construção, sendo engenheiro o alemão Henrique José Wiedersphan;
     1907 - Inauguração do túnel de Linha Bonita;
     1909 - Inauguração da Estação São Salvador;
     1911 - Chegada a Caxias do Sul. Portanto, foram 11 anos de construção.
     1960 - Até esta data: "Maria Fumaça"; Após: Locomotiva diesel e "Minuano".
     1976 - Desativação do Ramal Ferroviário."


Nenhum comentário:

Postar um comentário