domingo, 19 de junho de 2011

1200 - Pubi Cornelius

Pubi Cornelius com suas irmãs Herta, Ilda, Helena, Lyra, Mocia e Dalila
O Angico, arrabalde caiense que poucos conhecem hoje em dia, está destinado a ser um dos mais importantes bairros da cidade.
Nos seus dois extremos, ao norte e ao sul, já foram implantados dois importantes loteamentos: o Laux, já há muitos anos e o Angico, surgido recentemente mas já bastante povoado.
Agora, a tendência é que a grande área existente entre estes dois loteamentos bem sucedidos vá sendo ocupada por novos loteamentos. Alguns dos quais já em andamento.
O loteamento Angico, situado próximo ao antigo traçado da RS-122  e ao Cemitério Municipal,  serve como principal portal de entrada para a localidade de Angico. E a impressão, para quem chegar por ali, será muito boa, pois logo no início as pessoas poderão contemplar uma bela praça chamada Tio Pubi.
O homenageado, já falecido, é um antigo caiense que ainda permanece na memória de muita gente.
Carlos Alfredo Waldemar Cornelius nasceu no Caí e aqui viveu toda a sua vida. Ele exerceu um cargo público, atuando como inspetor da higiene, fiscalizando os abatedouros e açougues do município. Tinha, portanto, uma extensa região a percorrer, pois o Cai da sua época incluía Feliz, Portão, Capela e São José do Hortêncio.
Em certa época, ele exerceu a função de sub-prefeito em São José do Hortêncio que, então, ainda pertencia ao Caí.
Mas não foi tanto por estes cargos que seu Waldemar ficou conhecido. Ele foi também açougueiro e comerciante de gado, atividades que o fizeram conhecido de boa parte dos caienses daquela época. Pubi Cornelius teve, inclusive, um abatedouro de gado e este situava-se justamente no bairro Angico, a 100 ou duzentos metros da praça que leva o seu nome. Ou melhor, seu apeliddo.
Mas o que foi mais marcante nele foi a forma atenciosa e agradável como tratava as pessoas.  Mesmo sem falar muito,  ele se comunicava maravilhosamente com pessoas de todas as classes sociais e de todas as idades. Ele conhecia e era conhecido da maior parte dos caienses. E a sua relação com todos era de amizade.
Por isso ele não foi muito conhecido como Waldemar Cornelius. Todos o tratavam por Pubi Cornelius. Nome que será dado à nova praça caiense. Seu Pubi, da sua praça, dará as boas vindas a todos que entrarem no bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário