Em muitas ruas caienses, os carros deram lugar aos barcos |
No ano 2.000 aconteceu uma enchente extraordinária no rio Caí. Na régua existente junto à antiga barca de São Sebastião do Caí foi registrada, então, a marca de 14 metros e 75 centímetros acima do nível normal do rio.
Um record. Nenhum caiense vivo havia visto cheia tão elevada. Enchente como esta, ou um pouco maior, só ocorreu no ano de 1878 (não se tem registro exato do nívlel atigido por esta enchente).
No intervalo de 122 anos, entre uma enchente e outra, nunca ocorreu outra enchente tão grande. Hoje, porém, este record poderá ser superado.
No meio da tarde de hoje, foi registrada a medida de 14 metros e 40 e o nível do rio vinha subindo 20 centímetros por hora. Às sete horas da noite, foi verificado o nível de 14,80 centímetros. O suficiente para que esta enchente seja a maior da história.
O risco da enchente foi percebido no final da tarde de ontem, quando a Defesa Civil começou a remover as famílias nos locais mais facilmente atingidos por enchentes. Durante a noite o nível do rio continuou subindo e o trabalho de socorro aos flagelados foi desenvolvido incessantemente e continuou ainda no dia de hoje.
Já na manhã de hoje, nas cidades de Vale Real, Feliz e Bom Princípio, a enchente atingia níveis muito elevados e, no Caí, a água subia de forma muito rápida. Continuou assim pelo dia todo. À tarde, temia-se que o nível da enchente pudesse chegar a 15 metros. Felizmente, o ritmo de crescimento declinou no fim da tarde e o nivel estabilizou-se por volta de sete da noite.
Centenas de pessoas foram removidas com ajuda de caminhões da prefeitura e abirgados em ginásios esportivos e salões comunitários. Centenas de outras famílias procuraram abrigo em casas de parentes e amigos que moram em pontos mais altos da cidade.
Veja mais fotos da enchente histórica, no site do jornal Fato Novo
http://fatonovo.com.br/
Veja mais fotos da enchente histórica, no site do jornal Fato Novo
http://fatonovo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário