sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

1268 - Olavo Steffen: de funileiro a líder da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Olavo destacou-se como politico, desportista e líder empresarial
Olavo Steffen é um dos mais bem sucedidos empresários de São Sebastião do Caí. É casado com Cilésia Diesel Steffen. Desse casamento nasceram Sergei, Susele, Sidnei Adriano, Inesita e Angelita.
Ele é natural de Bom Princípio, época em que a cidade era o quarto distrito de Montenegro. O pai tinha uma funilaria naquela localidade e trabalhava, também, com instalações sanitárias.Com isso, os dois acabaram trabalhando juntos por um bom tempo. A partir dos 11 anos foi para o Seminário, mas acabou descobrindo que aquela não era sua vocação, apesar de ter feito grandes amizades, como a do atual Arcebispo, Dom Dadeus Grings. “Nós éramos muito amigos e o irmão dele, o Padre Guilherme Grings, foi meu professor”, lembra.
Já naquela época ele sonhava em ter uma casa comercial. Quando passava, de ônibus, por São Sebastião do Caí despertava nele uma curiosidade, quando via as obras de construção da futura Corsan.Um dia ele veio à cidade e ficou sabendo que não havia ninguém capacitado para fazer canos e outros produtos. Foi quando decidiu se mudar para o Caí. Trabalhou muito com funilaria para adquirir capital, nunca se esquecendo do sonho de ter um grande estabelecimento comercial. E isso aconteceu através do tempo, já que ele acabou diversificando a sua atuação no mercado caiense. Na época ele já conseguia vender fogões com financiamento popular em até 36 vezes, que era uma grande novidade para aquele momento. A sua Loja Steffen começava a ficar famosa na cidade.
Depois de algum tempo, Olavo começou a se entrosar com a comunidade, chegando a participar de dez diretorias de entidades, ao mesmo tempo. Foi secretário de Administração, no governo do Dr. Bruno Cassel, época em que gerenciou a aquisição do terreno e começou a estrutura do Parque Centenário. A partir daquele momento iniciou uma nova industrialização no município, com a chegada de novas empresas.
Na área esportiva, ele foi presidente do Guarani, oportunidade em que conseguiu dois títulos municipais diante do poderoso rival, Riachuelo. Foi, também, presidente dos escoteiros, membro da comissão de construção da Capela dos Navegantes, professor, não remunerado, do Colégio Alceu Masson, vereador e presidente da Câmara Municipal, co-fundador da fábrica Postes Silfen (hoje Supercol), diretor financeiro da Federação das CDLs e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Sebastião do Caí. Na sua administração foi adquirida a sede própria do CDL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário