segunda-feira, 14 de maio de 2012

1388 - De encanador a comerciante

Com o sucesso nos negócios, Olavo construiu esta casa para sua loja (no térreo) e residência (no segundo piso)

Incansável e empreendedor, Olavo Steffen dedicava-se também à fabricação de calhas para residências e utensílios domésticos. Praticava, também, uma reciclagem, aproveitando latas de azeite usadas. Ele apagava a imagem impressa nas latas e reaproveitava a lâmina metálica.
Com isso, começou uma atividade comercial, pois vendia na sua oficina os produtos que ele mesmo fabricava. Seu irmão Ivo veio trabalhar com ele e, quando o sistema da CORSAN foi implantado, precisou contratar funcionários para cavar valos para as ligações da rede geral com cada residência ou prédio. Chegou a ter 20 funcionários trabalhando neste serviço e mais um que, na oficina, trabalhava apenas em fazer rosca na ponta dos canos. Quando a usina hidráulica da CORSAN estava prestes a ser inaugurada, não havia nenhum profissional autorizado a fazer as ligações da rede para os prédios particulares. Ele foi a Porto Alegre e expôs a situação para os dirigentes da companhia. Era urgente fazer as ligações, se não a hidráulica seria inaugurada, mas não haveria consumo para a água. Conseguiu a autorização no mesmo dia e, com isso, Olavo fez 70 a 80 % das ligações de água da rede da CORSAN para as residências e prédios da cidade. Os funcionários só cavavam o valo. Olavo fazia a instalação dos canos em todas as obras e, para atender a todo esse serviço, ele comprou uma Lambreta e, depois, uma camionete pick up.
Todo material que Olavo precisava comprar, ele tinha de buscar em outras cidades. O Caí carecia bastante de comércio para material de construção. Havia apenas a funilaria do Edmundo Werner e a Ferragem Müller, que tinham pouquíssimo sortimento, já que este tipo de comércio não era o foco principal desses estabelecimentos. ,Ele passou, então, a revender parte dos materiais que ia buscar fora e assim foi surgindo, aos poucos, a loja Olavo Steffen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário