quarta-feira, 28 de novembro de 2012

1549 - ENEM 2012 mostra escolas particulares na frente e destaca algumas estaduais



A divulgação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) reflete o estado precário do ensino no Rio Grande do Sul. O maior problema está na rede estadual de ensino, que vem caindo cada vez mais na comparação com as de outros estados brasileiros.
No Vale do Cai, as escolas que obtiveram melhor colocação são as particulares. Especialmente as duas na região que integram a rede de escolas Sinodal: a Sinodal Portão e a Sinodal Progresso, de Montenegro. A Sinodal Portão foi 11ª colocada do estado na prova de redação.
A grande maioria das escolas de ensino médio da região, no entanto, são estaduais e elas sofrem com a crise reinante. Mas é bom ver que algumas dessas escolas conseguiram melhorar seus resultados, apesar da crise que atinge o sistema estadual de ensino.
A escola Pastor Heinrich Hunsche, de Linha Nova, é o melhor exemplo disso. As notas dos seus alunos melhoraram muito em relação às do ano anterior e a escola saltou do 11° para o 3° lugar entre as escolas de ensino médio da região. O caso se torna mais notável pelo fato de Linha Nova ser o município menos populoso do Vale do Cai. Menos numa comunidade tão pequena é possível conseguir uma razoável qualidade de ensino.
O Ministério da Educação, que realiza as provas do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), só divulga os resultados das escolas em que mais de 50% dos alunos fazem a prova. Razão pela qual algumas das escolas da região não aparecem na tabela aqui publicada.
A divulgação dos resultados deve servir de estímulo para que os seus professores e administradores se esforcem ainda mais para melhorar suas escolas e o aprendizado dos seus alunos.
ACIMA DA MÉDIA
Em comparação com o restante do estado, pode se observar que a situação do ensino médio no Vale do Caí se coloca bem acima da média estadual. Das 18 escolas avaliadas, seis ficaram abaixo da média e 12 ficaram acima.
Mas isso não deve ser motivo para acomodação. O ensino brasileiro como um todo, e mais ainda o gaúcho, deixa muito a desejar. É preciso que os administradores municipais, os pais de alunos e as comunidades se empenhem para a melhora na educação. O futuro das comunidades, e das pessoas que a compõem, depende disso.

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