quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

1585 - Começo de governo com dinheiro em caixa

Foto curiosa: na década de 1990, o padre Aloísio Steffens, 
o prefeito Egon Schneck e o vereador e líder do bairro 
Rio Branco, Baiano Bennemann numa inauguração. 
Darci Lauermann, entre o padre e o prefeito, observa e aprende 
com os mais experientes. O padre Aloísio, Egon Schneck 
e Germano Bennemann (Baiano) morreram prematuramente
Pergunta: quem é o menininho que participou da solenidade 
com tanto interesse? Será que ele, hoje, é político?
A cerimônia era de inauguração da capela mortuária 
no bairro Rio Branco, velha reivindicação da comunidade
buscada com muito empenho pelo vereador. Na ocasião, 
ele já estava muito doente, mal podendo manter-se de pé. 
Mesmo assim compareceu para ver concretizado o objetivo 
pelo qual tanto se empenhara.


Se o prefeito Darci Lauermann não fizer uma boa administração, não terá desculpa. Na cerimônia de posse, ocorrida na noite da última terça-feira, ele disse que recebeu a prefeitura - há quatro anos - em precaríssima situação. E que teve de fazer muito esforço para por as coisas em dia na prefeitura e no município.
Mas agora, segundo disse o prefeito no seu discurso de posse, a situação é muito diferente. Os prédios da prefeitura, seu maquinário e veículos foi quase todo ele renovado ou reformado, além de ampliado. As dívidas atrasadas foram pagas e, mesmo nesse ano tão crítico para as prefeituras (muitas, como a de São Leopoldo, fecharam as contas no vermelho) o Caí terminou o ano sem dívidas e com R$ 900 mil em caixa.
Sem queixas do seu antecessor (ele mesmo), Darci vê o futuro com muito otimismo.
VEREADORES
O discurso do prefeito foi o encerramento da festa de posse, ocorrida no Centro de Cultura. Antes houve a posse dos vereadores e a eleição do presidente da Câmara: Mozar Hoff.
Todos os vereadores falaram e um deles, o oposicionista Tácio, fez um comentário  crítico à situação da saúde no município. Sua declaração foi rebatida por três dos seis vereadores da situação. Um prenúncio do que será a atividade legislativa nos próximos anos. O prefeito conta com o apoio de seis vereadores para confrontar três opositores apenas. A primeira sessão da nova legislatura vai ocorrer no dia 7 de janeiro.
Coube ao presidente eleito, Mozar Hoff chamar o vice prefeito eleito Luiz Alberto Oliveira e o prefeito Darci para os seus discursos. E, seguindo o que estava escrito no protocolo, avisou que o vice teria três minutos para falar e o prefeito cinco. O vice, em discurso empolgado e muito aplaudido, estourou o limite e o prefeito falou por 12 minutos. Referiu-se ao elogio recebido por parte do promotor eleitoral Sérgio Bins que elogiou a conduta dos dois candidatos na eleição (o que não é pouco, pois outros candidatos foram denunciados pelo mesmo   promotor compra de votos).
O prefeito além de se queixar que a prefeitura estava falida quando lhe foi entregue em 2008, falou que os próximos cinco anos serão dedicados à construção de um novo futuro para o município. Disse que o segredo do sucesso está no conhecimento e, portanto, é preciso melhorar a educação. Mas a saúde também é muito importante. Também destacou a necessidade de gerar desenvolvimento econômico, para que a prefeitura tenha mais dinheiro para fazer as obras que a população deseja e necessita. Destacou o saneamento. Disse que Luiz Alberto será o seu braço direito e que faria tudo para alcançar todas as metas anunciadas antes da eleição.

2 comentários:

  1. Tem 900 mil em caixa, mas eu não vi o extrato bancário. Alguém viu????

    ResponderExcluir
  2. Este menininho tão compenetrado é Jonas Bohn Damé, filho de Vera Bohn e Airton Damé.

    ResponderExcluir