Uma multidão assistiu ao show de Lucas e Felipe |
Em cidades muito grandes, pode haver festa maior, como a da paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre. Mas numa cidade pequena como o Caí não se conhece festa paroquial com tanto público como a que os caienses fazem para o seu São Sebastião. Ao longo dos dez dias da festa, calcula-se que mais de 40 mil pessoas participarão do evento.
Isso é assim todos os anos. Mas nesse a participação está sendo ainda maior. Nas noites de sexta, sábado e domingo, o público presente chegou a cinco mil pessoas por noite. E quem pensava que ele ia diminuir na segunda-feira, se enganou. Com a grande atração da dupla Lucas e Felipe, o público foi maior ainda: estimado em seis mil pessoas.
Assim é a Festa de São Sebastião. Ela dura dez dias e toda noite tem movimento. E não é para menos, pois os shows e bandas apresentados na festa são de muito bom nível e o ingresso é grátis. Além disso tem praça de alimentação com cerveja gelada, um ótimo parque de diversões (Happy Park) e muita mesa e cadeira para sentar e conversar com os amigos.
O sucesso da missa começa pela missa. A novena, às oito que ocorre diariamente às nove da noite, tem lotado a igreja, com todos os acentos tomados e muita gente de pé, inclusive no mezzanino que é destinado ao coral mas foi liberado para o público. São mais de mil pessoas assistindo às cerimônias diariamente e, quando elas terminam, o povo católico fica na festa, para confraternizar.
Então, por volta de dez horas da noite, acontecem os shows com bandas e cantores. As mais famosas bandas do estado se apresentam e tem pista para dançar. Com isso, mesmo durante a semana, a tem baile animado na festa,
A única coisa que pode atrapalhar a festa é a chuva. Mas tem de ser chuva forte pois, neste ano, foi montada uma enorme estrutura de pirâmides que permitem ao público desfrutar a festa sem medo. Uma chuva forte e com vento pode prejudicar, mas as previsões da meteorologia são de tempo bom até o final de semana. Probabilidade de chuva zero, diz a Zero Hora.
Com isso a Festa de São Sebastião está se tornando um grande evento, mas sem perder o seu lado religioso e comunitário. Com todo o desenvolvimento que teve, ela não perdeu as suas características tradicionais. E é isso que a torna tão especial e atraente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário