sábado, 26 de janeiro de 2013

1626 - Os casados também eram da folia

Waldemar Rücker, Edgar Dietrich e Eloy Santos foram presidentes
do Clube Aliança na fase de ouro dos blocos carnavalescos
Numa iniciativa ousada, o Clube Aliança trouxe
a cantora Gretchen para uma apresentação
Na foto, Clóvis Silva (Gambá), Donato Lali Bohn
e Edgar Dietrich
Nos bailes de carnaval, o salão do clube ficava lotado
A cada ano o Bloco dos Casados do Clube Aliança se apresentava
com uma fantasia diferente

  1. Bloco de Casados do Clube Aliança:  Na foto, começando pelo alto e pela esquerda: Ester Weirich, Nei Oliveira, Marli Mentz, Luiz Silva e Iamara Henzel Silva. A segunda fila começa com Cleonir Rossetti atrás de Antenor Lamb, seguido de Dante Resmim, Carminha Felipsen, Virgínia Lamb, Clori Laux (um pouco atrás) Meri Selig Rossetti e Valtoir (Vato) Rossetti, Milton Lautert, Edgar Dietrich com Paulo Dhein à sua frente, Lenir e Maurício Dietrich, Fátima e Beto Schons; na fente, Eloy Santos, Judite Lautert, Iris Dietrich, Juliani Dhein, Neida e Osnir Ledur e Pitia Mentz
  2. (Clique sobre as fotos para ver melhor)




















Nos anos 70 e 80 do século XX, os blocos carnavalescos eram uma verdadeira febre na sociedade caiense. Não existiam escolas de samba e o povo mais pobre não tinha condições de participar do bloco do Clube. Participar do bloco, e do Clube, era coisa para as classes mais elevadas. Houve, portanto, um inversão na história do carnaval caiense. Na década de 1990 os blocos de clubes (houveram, também, os do Clube União Vila Rica, até que um incêndio destruiu essa sociedade) desapareceram e surgiram as escolas de samba, que brilharam em desfiles organizados pela prefeitura. Nestas, o povo teve a oportunidade de participar. Havia apoio e patrocínio para a compra de instrumentos e fantasias e o que mais valia era ser bom de samba. 
As cenas registradas nas fotos ocorreram por volta no final dos anos 70, quando seu Edgar Dietrich era presidente do Clube.Na sua presidência, grandes atrações artisitcas foram trazidas para apresentações no clube. Uma delas foi a cantora Gretchen, que cantou, dançou, rebolou (a sua especialidade). Não sabemos a data da sua apresentação, mas foi no início da carreira dela, bem auge. 
Na presidência de Edgar Dietrich, o Clube trouxe também Moacir Franco, a bateria de uma escola de samba do Rio de Janeiro, a orquestra Cassino de Sevilha e Altamiro Carrilho. Na época, o Clube também se destacou muito nas competições de pingue-pongue. Milton Joeci dos Santos fazia parte do departamento jovem do clube e trabalhou na portaria do clube naquele dia. Foi o departamento que acertou a vinda de Gretchen para a apresentação. Ela estava em Caxias do Sul, e veio para o show nas altas horas da madrugada. O Clube estava lotado. O empresário de Gretchen, vendo isso, achou pouco o valor que havia sido combinado e pediu mais. Houve um certo desentendimento e a cantora acomodou as coisas aceitando fazer a sua apresentação pelo valor combinado.


Eloy Santos, de Rei Momo, na entrada do bloco Escravos do Luar
no salão do Clube Aliança

Fotos dos acervos de Leslie Dietrich e Fernando Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário