quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

1637 - O Passo do Manduca

Antes da construção da ponte na RS-122 (estrada Maurício Cardoso)
quem ia de carro ou de ônibus  atravessava o rio Caí na barca
do Passo do Manduca
A ponte sobre o rio Caí na RS-240 foi construída apenas no final da década de 1950. Antes disso, os ônibus que ligavam Montenegro a Porto Alegre passavam pelo Passo do Manduca ou, num certo período da década de 1950, pelo Pareci Novo e Caí. O asfaltamento da rodovia Júlio de Castilhoa, entre o Cai e São Leopoldo ocorreu antes do que o da RS-240, ligando São Leopoldo a Montenegro.
No Passo do Manduca havia uma barca que facilitava a passagem de veículos mesmo quando o rio estava um pouco alto. Nas grandes enchentes as barcas (tanto a de Montenegro, como a de Pareci, do Cai e de Bom Princípio), deixavam de funcionar.
O Paso do Manduca era um ponto do rio no qual ele era mais baixo e mais fácil de ser atravessado. Ficava rio acima (a montante) de Montenegro, próximo ao início do cais do porto. 
A primeira linha de ônibus entre a cidade de Montenegro e Porto Alegre (passando pelo Passo do Manduca) funcionou em 1948, conforme nos informa Romélio Oliveira. 
No Caí as primeiras linhas de ônibus para Porto Alegre surgiram bem antes. Existe uma explicação para isso. Montenegro tinha duas outras boas alternativas de transporte para a capital: o trem e os barcos. A navegação entre o Cai e a capital foi se tornando difícil devido à falta de conservação da barragem, falta de dragagem e deterioração das obras feitas no rio para facilitar a navegação. E trem não havia até a cidade. O que havia era carruagem e depois ônibus até Capela de Santana ou Pareci Velho, para pegar o trem nas estações existentes nessas duas localidades: Estação Azevedo e Estação Pareci.
É curioso pensar que, na época em que o Pareci Novo contava com uma estação ferroviária, as localidades de Pareci Novo e Pareci Velho tinham semelhante grau de importância.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

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