Maragatos e ximangos se confrontaram no Vale do Caí, tanto na revolução de 1893 como na de 1923 |
Entre os anos de1893 e 1937, sem interrupção, o Rio Grande do Sul foi governado por políticos do PRR: Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Carlos Barbosa, Getúlio Vargas e Flores da Cunha. Os republicanos eram apelidados de ximangos (ou chimangos).
O principal adversário do PRR era o Partido Federalista do Rio Grande do Sul, que teve como seu maior líder Joaquim Francisco de Assis Brasil. Esses tinham o apelido de maragatos.
O Rio Grande do Sul inteiro se dividia entre ximangos e maragatos. Os primeiros se identificavam pelo lenço branco e os segundos pelo lenço vermelho. Os partidários do PRR eram também chamados de borgistas, numa alusão a Borges de Medeiros, enquanto que os opositores eram ditos Assisistas, por seguirem as idéias de Assis Brasil.
As divergências entre esses dois partidos resultaram em dois cruentos conflitos armados: a Revolução Federalista, iniciada em fevereiro de 1893 e encerrada em 1895. Revolta marcada pelo extremismo e crueldade das degolas. O segundo conflito foi a Revolução de 1923, na qual os maragatos eram liderados por Assis Brasil e eram também conhecidos como assisistas.
Conflitos destas duas revoluções ocorreram por todo o estado, inclusive no Vale do Cai. Embora que, na área de colonização alemã, tiveram menor intensidade do que em outras regiões do estado. Mesmo sem se envolverem diretamente nesses movimentos armados, os descendentes de alemães se posicionavam politicamente, como ximangos ou maragatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário