terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

1685 - Oderich sustenta o crescimento caiense em 2012

A maior empresa do município teve grande crescimento e garantiu 
o progresso caiense em 2012


O ano de 2012 não foi nada satisfatório para o progresso econômico. No Brasil, o Produto Interno Bruto, popular PIB, cresceu apenas 1% e no Rio Grande do Sul, foi muito pior. Devido à quebra da safra causada pela estiagem na primeira metade do ano, espera-se crescimento negativo para a economia do estado.
Diante desse quadro, não se pode esperar que o Caí repita em 2012, o grande crescimento econômico observado nos dois anos anteriores. Mesmo assim, as perspectivas são de um razoável crescimento.
No setor industrial e comercial, a julgar pelos dados preliminares relativos às 19 maiores empresas do município, o crescimento no valor da produção será de 11,28 %. Como essas empresas representam parcela muito grande da economia caiense, esse índice deve ficar próximo do índice geral de crescimento da economia caiense. Em termos reais (descontando a inflação de 5,8 %) o crescimento foi de 5,5 %.
O secretário de desenvolvimento do município, Alzir Bach, espera que o índice ainda melhore, quando forem apurados os números definitivos. Mas tudo indica que o crescimento caiense em 2012 será bem melhor do que nos dois anos anteriores (crescimento real em torno de 17 %).
Alzir não está satisfeito com os 5,5 %. Ele costuma dizer, brincando, que “não podemos perder para a China”. Talvez o Caí consiga essa vitória, pois a China também não foi muito bem no ano de 2012: cresceu  7,8 %. Espera-se que, na computação final, o percentual de crescimento da economia caiense seja mais positivo, pois setores que pouco aparecem nesse levantamento inicial, como a agricultura e o comércio, são  bastante dinâmicos no município.
ODERICH  GARANTIU
A Conservas Oderich SA, principal empresa caiense, teve um bom desempenho no ano. O seu valor adicionado cresceu 18,3 %. A boa valorização do dólar pode ter ajudado a empresa, que é uma grande exportadora. Mesmo sem ser a empresa que mais cresceu, a Oderich, pelo seu porte, teve fundamental participação no crescimento econômico do município.
Já a Agrosul, segunda maior empresa do município, teve crescimento bem modesto: 2,48 %. Ela foi vítima da grande elevação no preço do milho, devido à estiagem ocorrida no início do ano passado, que elevou o custo da produção de  frango.
Destaques positivos foram a Max Metalúrgica, que cresceu 44,63 % assumindo a quarta posição entre as maiores empresas caienses; o posto Cappellaro, que cresceu 182,73 %; Indústria e Comércio Oderich, com 34,19 % de crescimento;  Telsul, com 67,39 % e Supermercados Ledur, com 131,67 % de aumento no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário