Programa mostrou vida mais feliz em algumas cidades do interior brasileiro
|
Na prefeitura de Feliz, o telefone tocou constantemente, no dia de ontem, o site da prefeitura bateu record de acessos, assim como a sua página no Facebook. Os contatos vinham de todo pais e todos queriam saber onde fica e como é a maravilhosa cidade que seria apresentada no programa Globo Repórter, em rede nacional, na noite de ontem.
O programa foi apresentado depois das dez e meia da noite, mas milhões de pessoas, no Brail inteiro, viram o programa que mostrava pequenas cidades brasileiras nas quais a qualidade de vida é muito melhor do que na maior parte do país.
O setor de divulgação da Rede Globo apresentou o programa da seguinte forma:
“No Globo Repórter desta sexta-feira, 1º de março, você confere uma reportagem sobre a cidade gaúcha que é campeã em qualidade de vida. Pelas ruas, é possível ver crianças brincando em frente às casas. Vizinhos são amigos e se ajudam, além de haver escolas públicas de qualidade. Foi essa boa vida do interior que chamou a atenção da produção do programa:
- É um Brasil desconhecido e surpreendente: cidades ocultas para quem mora nos grandes centros, mas que são um verdadeiro tesouro a ser revelado - diz Silvia Sayão, diretora do Globo Repórter.
A editora Mariana Sabino ressalta que, quem mora em grandes cidades, normalmente sonha com a tranquilidade do interior, mas acredita que não é possível concretizar o desejo.
- O Globo Repórter vai mostrar que esse é um sonho viável. Há lugares onde é possível ter qualidade de vida e um bom emprego sem prejudicar o tempo para a família – relata.
Uma equipe da RBS TV registrou o cotidiano dos moradores de Feliz, no Vale do Caí, detentor de alguns dos melhores indicadores de desenvolvimento social do país, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com influência da imigração alemã na região, ainda é comum ouvir os felizenses travando diálogos inteiros na língua dos colonizadores. Outra herança é a valorização da educação:
- Organizar a escola era uma das primeiras preocupações dos imigrantes que se estabeleciam no Rio Grande do Sul, no século XIX. Os descendentes deles se orgulham disso. Talvez essa base tenha sido fundamental para tornar Feliz o município mais alfabetizado do Brasil - comenta a repórter Guacira Merlin, do Núcleo Globo da RBS TV, que gravou a matéria.
Animação também não falta aos felizenses. Logo no primeiro dia, durante um encontro da terceira idade organizado pela Prefeitura Municipal de Feliz, o operador de áudio João Santos foi surpreendido por um convite para dançar. Ao som das tradicionais músicas alemãs tocadas pela banda Goela Seca, ele acompanhou dona Hildegard Reichert pelo salão.
A animada aposentada é uma das entrevistadas do programa, que tem imagens dos cinegrafistas Dalmir Pinto e Halex Vieira.Também participaram da equipe Josemar Carmo, Cristiano d’Oliveira e Paulo Martins.
Além de Feliz, o programa mostra cidades de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso”.
Quem não assistiu na TV pode ver o programa no site do Globo Reporter, na internet. O site da prefeitura de Feliz também vai disponibilizar o programa.
Matéria publicada no jornal Fato Novo em 2 de março de 2013
Fotos de Maiko Vogel
Nenhum comentário:
Postar um comentário