quinta-feira, 14 de março de 2013

1765 - A casa de José Toscano Neto


Toscano foi um homem de grande influência 
na Montenegro dos anos 30, 40 e 50
Gerente do Correio por muitos anos, José Toscano Neto morava no segundo piso do Hotel do Comercio. Mesmo prédio que aparece na potagem 1765 com o nome de Hotel do Centro. Esta foto é de 1946, enquanto que a outra é de 1939. Note-se que entre uma foto e outra, os postes de iluminação foram retirados do meio da rua sendo deslocados para a calçada. Adiante do prédio do hotel, está a rua São João e, no outro lado dela a Casa Griebler, seguida da Casa Müller.
Observando bem a foto, vemos que junto à porta do hotel encontra-se um homem de estatura muito baixa. Olhando melhor ainda, vemos que ele tem as pernas curtas, características de um anão. Pois era ele, Toscano, que não se apequenou por ter estatura baixa. Ele teve vida normal e destacada. Era um dos homens mais conhecidos e influentes da cidade. E, também, um dos mais populares. 
Contava-se dele que, numa noite fria ele caminhava pela cidade todo encapotado e com o chapéu fincado na cabeça. Pensava que ninguém o reconheceria. Mas todos que passavam por ele o cumprimentavam. Quando um conhecido o saudou mencionando o nome:
- Boa noite, seu Toscano.
O baixinho não se conteve e perguntou:
- Como foi que tu me conheceu?

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário