Na primeira metade do século XX, a alfafa foi um grande
produto de exportação do Vale do Caí |
No porto do Caí, um barco atracado. A carga é notável. Um carregamento de fardos de alfafa, grande riqueza do Vale do Caí. A alfafa produzida pelos colonos alemães, principalmente na região de Bom Princípio e Feliz, de intensa colonização alemã, era de qualidade excepcional. O Exército Nacional e também os Jockeys Cllubs compravam a alfafa do Vale do Caí para a alimentação dos seus cavalos.
Na década de 1950 o Exército Nacional mandou construir um grande depósito de alfafa no bairro caiense de Navegantes para armazenar a alfafa que era comprada na região e levada para o centro do país.
Note-se que, no dia em que foi feita essa foto o nível do rio estava bem acima do normal. Nessas condições, um barco do porte desse que se vê na foto poderia navegar de Bom Princípio até o Caí. Pode se imaginar, portanto, que a carga vinha dos produtores daquela localidade e outras próximas e estava chegando ao Caí, onde ficaria armazenada e para depois ser enviada, em barcos maiores, para Porto Alegre ou Rio Grande.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário