Viajando de Carro
Blog de Marcos Hoffmann, que é editor da Rádio Gaúcha e adora viajar de carro.
28 de maio de 2012
Me surpreendeu o passeio pela cidade de Harmonia. É pequena, mas bem organizada e com belas casas no estilo enxaimel. No alto de um morro, a igreja.
Algumas casas da cidade.
Não há estrada asfaltada para chegar em Harmonia, mas a estrada de chão está em bom estado. Harmonia fica ao lado de Montenegro e São Sebastião do Caí.
Uma correção: O leitor Maico escreveu dizendo que existe asfalto sim para chegar em Harmonia. É só sair de São Sebastião do Caí. Eu peguei a estrada do outro lado, que é de chão.
Seguindo a rota sugerida pelo GPS, acabei, sem querer, conhecendo Capela de Santana, uma cidade que fica ao lado de Montenegro. Entrei pela RS-122 a partir da BR-386, estrada que está sem asfalto na maior parte, mas em bom estado. As fotos abaixo são da área rural.
No centro da cidade, pouca coisa para ver. Em frente à praça, a igreja.
Para visitar Capela de Santana, só meio sem querer, mesmo...
Obs: a partir de agora ficou mais fácil postar comentários no Blog. Não é mais necessário se logar no Clicrbs. Basta colocar o email e o nome e o comentário.
Este prédio que fica localizado às margens do Rio Caí chama a atenção em Montenegro. Lá funcionou um frigorífico. Estive rapidamente em Montenegro agora em outubro e pena que o dia amanheceu nublado. As fotos do rio poderiam sair melhor.
Ao fundo, o Morro São João.
Perto do centro, o prédio da prefeitura.
Montenegro é a terra do João Vitor Santos, aqui da Gaúcha, que é mais conhecido como "Castiel".
Salvador do Sul tem um antigo túnel ferroviário que é apontado como uma das atrações turísticas da cidade. Algumas pessoas que visitaram o túnel ficaram decepcionadas, afirmando que esperavam mais. Eu andei por lá para conferir. Realmente, vale visitar o túnel apenas por questão de curiosidade. Hoje não há mais trilhos, apenas uma estrada de chão.
Vista da entrada a partir de dentro do túnel:
A área é toda cercada de árvores. Descendo a escada da foto há um pequeno riacho.
09 de dezembro de 20100
Para aliviar o calor nada como um bom banho de rio. O fim de semana está chegando. Pareci Novo fica bem perto de Porto Alegre. O Balneário do Cascalho é um bom lugar no rio Caí para um banho de rio ou um churrasquinho. As águas são bem calmas.
A área de infra-estrutura para receber o visitante.
Tem muito verde em volta, e promessa de paz e sossego.
Para entrar no Balneário do Cascalho, é preciso pagar 4 reais por pessoa.
Essas fotos da cidade de Tupandi estão guardadas há algum tempo. Tupandi fica no Vale do Caí, ao lado de São Sebastião e Bom Princípio.
Tupandi foi colonizada por imigrantes alemães.
Nos últimos dias estou desovando algumas fotos mais antigas, de viagens feitas há alguns meses.
Apenas 3 km separam estas duas cidades do Vale do Caí. Quem sai de Montenegro, passa primeiro em Brochier. Depois, em seguida, chega ao pórtico de Maratá.
No centro da cidade se destacam prédios no estilo enxaimel:
O Parque Municipal da Oktoberfest também fica no centro. Tem área de 38 mil metros quadrados e é o local onde acontece a maior festa do município, a oktoberfest, claro, a cada 2 anos.
Bem na frente do parque, a praça municipal com o chafariz luminoso.
Maratá tem pelo menos 2 belas cascatas, cujas fotos vou publicar mais adiante.
Agora, voltando a Brochier. O pessoal de lá costuma dizer que as belezas naturais ficaram com Maratá. A cidade de Brochier tem um ótimo restaurante, que serve uma comida caseira de primeira.
Fui almoçar no Restaurante Faal seguindo a dica de um leitor do blog que é morador da cidade. Aprovei a comida. Em Brochier tem ainda uma casa que vende antiguidades que, segundo moradores, é procurada por turistas.
Ah, para pronunciar o nome da cidade, é preciso destacar o i. Diz-se Brochíer. A cidade foi colonizada inicialmente por franceses.
O município de Pareci Novo está localizado no Vale do Caí. Tem população de origem alemã e se emancipou de Montenegro somente em 1992, sendo portanto relativamente novo. Está agora procurando incrementar o turismo. A criação da Rodovia Transcitrus é um dos projetos. A estrada, ainda não integralmente asfaltada, deve ligar pequenas cidades da região. Quem chega a Pareci Novo a partir de Montenegro, passa pelo pórtico:
Um dos pontos mais bonitos da simpática cidade é sem dúvida a praça Miguel Arraes, com espelho d'água, chafariz e palco para eventos.
A casa de Cultura fica bem ao lado da praça.
O prédio do antigo seminário dos jesuítas é de 1895. Foi tombado pelo patrimônio histórico e precisa de uma boa reforma. O projeto está pronto mas ainda falta o principal: dinheiro.
Uma vista da praça, com o antigo seminário e a igreja São José ao fundo.
A antiga casa lar das irmãs franciscanas. O prédio é de 1950.
A figueira centenária.
Pareci Novo tem economia baseada no cultivo de flores e plantas ornamentais, além de frutas cítricas. Aliás, a Citrus Flor é a grande festa do município. Em 2010 foi realizada a quinta edição, no fim de abril e começo de maio. Quem visita a cidade pode conhecer diversos lugares onde são cultivadas as flores. A cidade também é repleta delas.
Pareci Novo fica ao lado de Montenegro, São sebastião do Caí e Capela de Santana. Lá tem um lugar bem legal no rio Caí para um banho de rio. Nos próximos dias vou publicar um post especial sobre ele.
A cidade de Feliz é grande produtora de morangos, embora a festa do moranguinho aconteça na vizinha Bom Princípio. Feliz fica no vale do Caí, já no caminho da serra gaúcha pela RS-122. Considerado um dos pontos turísticos da cidade, a ponte metálica foi construída em 1900 sobre o rio Caí e hoje faz a ligação entre dois pontos da cidade. O material da ponte parece que foi trazido da Bélgica. Tem apenas uma pista, mas não há problemas na travessia, apesar da inexistência de sinaleira, ou semáforo.
O rio Caí tem águas calmas.
O acesso à ponte é feito quase do centro da cidade de Feliz, bem ao lado desta casa.
Feliz tem ainda um parque municipal que é considerado um dos mais bonitos do Estado. Para chegar à cidade é preciso pegar a RS-452, uma estrada que faz a ligação da BR-116 com a RS-122. Estive lá num sábado pela manhã. Me surpreendeu o grande número de motoristas que abusam da velocidade e fazem ultrapassagens em locais perigosos e proibidos. Não sei porque tanta pressa.
renato.parabens pelas belas postagens do interior
ResponderExcluirdo vale do cai.belissimas todas as fotos.e uma via
gem non tempo.otimo trabalho.