Caminhão de alfafa, movido a gasogênio, no porto do Cai |
No início da primeira quadra da rua Tiradentes,
ao meno dois prédios antigos foram conservados
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A rua do Caí que hoje se denomina Tiradentes, foi um dia a Rua da Praia e o mesmo aconteceu com a Rua Doutor Flores, em Montenegro. Sem falar na Rua dos Andradas, em Porto Alegre, que ainda hoje é popularmente conhecida pelo antigo nome.
Assim como os portos, e as praias, não têm hoje a importância que tiveram no passado, outras coisas mudaram. Houve o tempo que o combustível utilizado pelos veículos motorizados era o gasogênio, ou seja, o gaz resultante da queima do carvão. Isso aconteceu durante a Segunda Guerra (1939 a 1945), quando falhou o abastecimento de gasolina devido aos ataques de submarinos alemães aos navios petroleiros das nações aliadas.
Também perdeu importância a alfafa, alimento para cavalos que era estratégico na época em que as infatarias (tropas montadas a cavalo) tinham grande importância nas guerras, o uso do cavalo como meio de transporte ainda era muito importante e as corridas de cavalo um dos maiores divertimentos da população. A alfafa, na primeira metade do século XX, foi o principal produto agrícola do Vale do Cai.
Outra coisa que decaiu e praticamente desapareceu foi o comércio na área proóxima ao porto do Caí.
Esta foto, na rua caiense que um dia foi Rua da Praia, mostra um caminhão movido a gasogênio. Repare no "fogão" adaptado ao caminhão que aparece à esquerda do orgulhoso proprietário do veiculo.
Os caminhões faziam fila na rua Tiradentes, esperando sua vez de descarregar as mercadorias que traziam para os barcos e gasolinas, assim como acontecia com as carretas, décadas antes, nessa mesma rua.
O porto era um ponto de grande movimento, para onde acorriam pessoas de toda a região e, consequentemente, era lugar propício para a instalação de estabelecimentos comerciais. Veja as placas: Colling & Cia, Lopes Dias & Cia e Café Record (esta com uma inscrição a mais: aberto dia e noite). O prédio seguinte, salvo melhor juízo, é a casa situada ao lado do Fera River (casarão de Oderich), com algumas reformas, mas com características originais ainda bastante conservadas.
O trecho da Tiradentes mostrado nessa foto é da primeira quadra, a mais próxima do porto.
Houve um tempo em que os caminhoneiros andavam de terno.
Fotos do acervo de Iraguaçú Caldeira e do acervo do jornal Fato Novo
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