quinta-feira, 4 de abril de 2013

1838 - Sociedade Boa Vista


Fundada em 6 de fevereiro de 1927, a Sociedade Recreativa
e Cultural Boa Vista continua ativa, promovendo festas, cultura e esporte


A construção da estrada de ferro e da estação ferroviária, atraíram muita gente vinda de outras localidades próximas, principalmente os descendentes de alemães.
Esses novos moradores cultivavam as tradições alemãs e se reuniam para cantar as músicas tradicionais e logo passaram a realizar a sua festa de kerb, quando vinham até à localidade os seus parentes deixados nas localidades de origem. A maioria dessas famílias vinham para a festa em carretas de boi, numa viagem demorada que era compensada pela forma amistosa como eram recebidos pelos parentes da Estação Portão.
Com o tempo a comunidade foi ficando mais organizada e, em 6 de fevereiro de 1927, foi fundada a Ledekranz Gesangverein (Sociedade de Canto Círculo de Canções).
Sua primeira diretoria era composta por Heinrich Roese, presidente; Theobald Müller, vice-presidente;  Frans Zeumer,  primeiro secretário; Edmund Pilger, segundo secretário; Arthur Pedro Müller, primeiro tesoureiro; Arthur Jung, segundo tesoureiro. Todos de origem alemã.
Foi assim que começou a atual Sociedade Recreativa de Cultural Boa Vista, que contou inicialmente com 31 sócios.
As atividades do clube começaram com promoção de festas e esporte. Tudo feito ao ar livre. O canto coral, com músicas alemãs, era ponto importante da atividade realizada na sociedade  e a festa de kerb era o maior evento anual. atraindo visitantes dos municípios vizinhos. 
O professor Frantz 
Zeumer foi o coordenador do grupo de canto e seu regente até o seu falecimento. 
A sociedade levou nove anos para ter a sua sede própria. Ela ficou pronta em 1936 e não passava de uma simples sala, feita de madeira.
Em 1939 esse primeiro prédio foi substituído por outro de madeira, que foi sendo ampliado e melhorado aos poucos, desde então. Até chegar a grande construção que é hoje.
As primeiras construções foram a sala de ensaios para o grupo de danças  e a cancha de bolão. Reduto do grupo de bolão Continental, ativo até hoje.
A construção do salão de festas representou uma importante ampliação, em 1941.

Foto do acervo da prefeitura de Portão

Nenhum comentário:

Postar um comentário