o nome de Praça Independência
Em 1958, a praça foi remodelada e ajardinada, enfeitando a frente do Clube Riograndense |
Em 1959, a Praça Rui Barbosa vista da rua Ramiro Barcelos |
O armazém de M Alfredo Griebeler era situado na rua Ramiro Barcelos, num dos cantos da atual Praça Rui Barbosa: na esquina da rua Ramiro Barcelos com a São João. Em frente ao armazém de Bernardo Griebeler (depois Edmundo Griebeler) situado no outro lado da Ramiro.
O terreno em que se achava construído o armazém de Manfredo Griebeler era grande, murado e ajardinado. Isso inspirou o intendente (prefeito) montenegrino Carlos Gustavo Jahn a desapropriar aquele terreno e alguns outros, vizinhos, para implantar uma nova praça na cidade. O belo prédio do armazém (foto) foi demolido, juntamente com alguns outros na vizinhança.
Em 15 de março de 1935, foram adquiridos os imóveis de Manfredo Griebeler, Thecla Werner, e Sociedade Ginástica. O Clube Riograndense doou uma faixa de dois metros da sua propriedade, que serviu para a implantação da Travessa Carlos W. Gottselig.
A inauguração da praça ocorreu em 1936 e o seu nome, inicialmente, era Praça Independência. Em 14 de outubro de 1949, o nome foi mudado para Praça Rui Barbosa.
Na sua primeira administração, de 1956 a 1959, o prefeito Hélio Alves de Oliveira determinou a remodelagem da praça, novo ajardinamento e a colocação de piso novo, além de bancos.
o nome de um dos proprietarios que venderam o imovel. era M.alfredo GRIEBELER E NAO MANFREDO.
ResponderExcluirO PREDIO DA FRENTE ERA BERNARDO GRIEBELER E DEPOIS
EDMUNDO GRIEBELER,E NAO EDUARDO..