domingo, 14 de abril de 2013

1877 - Casas Pernambucanas na Ramiro Barcelos

Com as Casas Pernambucanas o marketing 
chegou ao interior do país
As Casas Pernambucanas foram um fenômeno no comércio brasileiro pelas décadas de 1950 e 1960. Veja-se nessa foto como a filial dessa rede era a única, entre vários estabelecimentos comerciais da rua Ramiro Barcelos que ostentava a sua marca de forma impactante.  Parece pouco, hoje, mas na época apresentar a loja dessa forma era uma grande ousadia.
Naquela época, quem andava pelas estradinhas de terra do interior via por toda parte a marca Casas Pernambucanas pintadas a cal nas porteiras das propriedades rurais.
Para nós, a Pernambucanas desapareceu e, em muitos, deixou saudade. Mas ela ainda existe em outros estados. A Wikipedia conta a sua história da seguinte forma:

"Pernambucanas é uma rede varejista brasileira fundada em 25 de setembro de 1908 pelo sueco Herman Theodor Lundgren, que adquire, em Pernambuco, a Companhia de Tecidos Paulista. Por muitos anos foi uma das maiores redes de venda de tecidos do Brasil. Atualmente, e a décima terceira maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.
Em 1910 foi inaugurada a loja na Praça da SéSão Paulo. Em 1960 ficou famoso o filme de propaganda: "Quem bate? É o frio! Não adianta bater, eu não deixo você entrar". Em 1970 era a maior rede de lojas do Brasil. No Século XXI diversifica seu produtos, que além de tecidos e roupas hoje oferece eletrodomésticos, informática e similares. Tem 295 filiais espalhadas por sete estados do Brasil.
Apesar de se chamar "Pernambucanas", remetendo ao estado onde o imigrante sueco se estabeleceu ao chegar ao país e onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 1980. Após uma disputa entre os herdeiros nas décadas de 70 a 90, as operações de Pernambuco e do Ceará desapareceram e os negócios no Rio de Janeiro foram à falência. Apenas a Arthur Lundgren Tecidos, com operações em São Paulo, prosperou e hoje compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país.
Com um faturamento foi de R$ 4,1 bilhões em 2009, é a terceira maior varejista de vestuário do Brasil.
Hoje, após cem anos de sua fundação, está presente em sete Estados – São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – por meio de 295 lojas e mais de 15 mil colaboradores. Sua estrutura inclui três centros de distribuição (dois em Barueri/SP e um em Araucária/PR)."
Foto do acervo de Ernesto Arno Lauer

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