O elenco de uma das peças do grupo Netojos, com o seu pequeno grande criador |
Na década de 1940, Grupo Cênico Netojos, de Montenegro, encenou uma peça que ficou eternizada nessa bela fotografia. A história envolvia um casal de noivos sendo que o noivo chamava-se Latino Carvalho.
Essa e outras apresentações teatrais feitas na época eram realizadas no Cine Goio-en.
Começando da esquerda para a direita, o primeiro homem na foto é Abilio Marca, que era músico e líder de uma orquestra que começou como Orquestra de Abílio Marca e depois tornou-se Orquestra Marajoara.Era também escritor, publicando crônicas em jornais montenegrinos.
O baixinho era o líder do Grupo Netojos, José Toscano Neto. O nome do grupo é composto de partes do nome do seu diretor: Ne de Neto; to de Toscano e jo de José. Toscano também era músico, tocando cotrabaixo. Ele ficava "escondido" atrás do instrumento.
O homem de bigodes - o mais à esquerda na foto - é Guido Ruschel, que foi funcionário do Frigorífico Renner. Era cunhado de Gaspar Renner. Ele também era músico, tocando na orquestra Jazz Azul, de Emílio Cornellius.
Antes de criar o seu próprio grupo, Toscano fazia parte de um outro consagrado grupo de teatro amador montenegrino: o GCTAM, que era liderado por Milton Geswein. Mas ele se desentendeu com Geswein e fundou o seu próprio grupo. O que teve a vantagem de criar uma estimulante rivalidade e muitas peças atraentes serem proporcionadas ao público montenegrino.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
guido ruschel era o ultimo da esq.para a direita,
ResponderExcluiro primeiro e abilio marca,musico,dono da orquestra
marajoara,sendo antes orq.abilio reis.a pianista
de sua orquestra era sua esposa celene.
ja guido ruschel era da orquestra jazz azul,coman
dada por emilio cornelius,la por 1938.
naquela epoca existia tambem a orquestra guanaba
ra comandada pelo saxofonista arthur gallas,por
38.antes ele tinha o jazz castelo e era dono da
drogaria gallas,so que nao era ator,pois tinha
o alemao bem carregado.teria chance em 1923 quando havia no cine riograndense um grupo teatral que so falavam em alemao.