O imortal Salão Primor continua fazendo sucesso |
O Salão Primor, de Costa da Serra, que aparece nesta foto muito antiga, ainda existe e tem intensa programação de eventos. Quase tudo mudou do tempo em que foi feita essa foto para hoje. Mas o sucesso do salão de Costa da Serra continua.
O Salão Primor iniciou suas atividades em 1873. Jà em 1915 inaugurou seu novo salão na localidade de Costa da Serra, na época com casa de comércio junto no mesmo estabelecimento. Agora já está na 4ª geração, tendo como proprietário Osmar Magnus Krug, que junto com Rasche Festas e Eventos agradecem todos frequentadores no longo de todos esses anos, pelo sucesso alcançado.
A Festa dos 140 anos do Salão Primor ocorreu no dia 28 de abril de 2013, com a animação de quatro conjuntos. Os grupos Bochincho, Amazônia, Expresso Tchê e Brilha Som passaram pelo palco.
Na época da inauguração do Salão Primor, a população da localidade de São João do Monte Negro (atual cidade de Montenegro) era, talvez, menor do que a de Costa da Serra.
COSTA DA SERRA
O primeiro morador da área em que hoje se encontra a cidade de Montenegro foi Estevão José de Simas, pelo ano de 1780. Ele construiu sua casa em terreno alto, livre de enchente, junto à encosta do morro, bem onde hoje se encontra a escola Delfina Dias Ferraz, próximo à catedral. Casa que era coberta de telhas. Coisa rara na época por essa região. Por isso a casa era conhecida como casa de telhas.
Mas antes desta área, hoje central da cidade, foram povoadas as terras do outro lado do Morro São João, onde prevaleciam os campos, ao invés da mata. Essas eram terras melhores para a crianção de gado, principal riqueza da época e mais seguras, por serem menos expostas ao ataque dos índios e das onças.
Os primeiros povoadores, que chegaram ali por volta de 1740, foram estancieiros, criadores de gado, que se fixaram perto do rio Caí. O rio, afinal, era a estrada da época, facilitando a comunicação com o então Porto dos Casais (atual Porto Alegre).
Aos poucos foi ocorrendo a interiorização do povoamento. E uma das primeiras povoações surgidas no interior de Montenegro foi a de Costa da Serra.
Ela fica no caminho para quem vai da cidade de Montenegro para Brochier. No entroncamento da RS-287 (continuação da RS-240) com RS-411 (que vai a Brochier).
O historiador montenegrino Antônio Carlos Fernandes Rosa (o doutor Niquinho) relata o seguinte na sua obra História de Montenegro, que faz parte da grande antologia Montenegro de Ontem e de Hoje, volume 1:
"Em Montenegro, quando o Faxinal (área em que se encontra hoje a cidade) era habitado apenas pelos proprietários Simas e Barreto, com as suas famílias e dependentes, já em 1813 o atual povoado de Costa da Serra existia como uma localidade de densidade demográfica apreciável. pela grande quantidade de concessões de datas (áreas de terra) a agricultores que se foram ali estabelecendo, sem contudo constituir um agrupamento de casas formando uma povoação; mas havia ali muito mais gente do que na atual cidade, que era um latifúndio de 4.400 hectares de propriedade de duas famílias apenas."
O Salão Primor, de Costa da Serra, que aparece nesta foto muito antiga, ainda existe e tem intensa programação de eventos. Quase tudo mudou do tempo em que foi feita essa foto para hoje. Mas o sucesso do salão de Costa da Serra continua.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário