sábado, 27 de abril de 2013

1924 - Ernesto Popp: o homem que fez a Tanac se tornar gigante





Ernesto Popp foi o sucessor de Torjborn 
Weibull na direção da Tanac
Ernesto Popp era iugoslavo, nascido em 21 de outubro de 1910. Era engenheiro eletrônico formado na Alemanha. Trabalhou na empresa iugoslava Bata, que era a maior fábrica de calçados do mundo. 
Em 1948, veio para o Brasil e trabalhou em São Paulo. Em 1950, foi contratado pelo diretor gerente da Tanac, Torjborn Weibull, para trabalhar na empresa e transferiu-se para Montenegro.  
Com a morte trágica de Torjborn, em 1952, coube a Ernesto Popp gerenciar a empresa. Tarefa que cupriu com maestria, tornando a Tanac a grande empresa que é hoje. Continuou no cargo e em Montenegro até a sua morte em 1982.
A Tanac, sob o comando de Ernesto Popp mudou a paisagem da região.  O interior de Montenegro, Capela de Santana e outros municípios da região, antes dela, tinham um cenário campeiro. Hoje o que se vê são terras cobertas de matos. Começando pela acácia, depois com o eucalipto, o produtor rural do Vale do Caí aprendeu a ser silvicultor.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

3 comentários:

  1. esta e a foto de torjborn weibull,morto em acidente aviatorioem 1952.

    ResponderExcluir
  2. Um pequeno esclarecimento: Nos anos 1950, a Tanac S/A pertencia, em partes iguais, a duas famílias: os Schiefferdecker, radicados em São Paulo, e os Weibull, suecos. Nessa época, Ernesto Popp já era o Diretor Presidente da empresa, administrando-a em nome de ambas as famílias proprietárias. Em 1952, o representante dos Weibull, TORBJORN, veio passar um tempo (uns meses) em Montenegro observando (aprendendo) o funcionamento da Tanac. O acidente aviatório que o vitimou ocorreu nesse mesmo ano, em local próximo ao Aeroclube de Montenegro.
    Ricardo Goulart Jahn

    ResponderExcluir
  3. Um pequeno esclarecimento: Nos anos 1950, a Tanac S/A pertencia, em partes iguais, a duas famílias: os Schiefferdecker, radicados em São Paulo, e os Weibull, suecos. Nessa época, Ernesto Popp já era o Diretor Presidente da empresa, administrando-a em nome de ambas as famílias proprietárias. Em 1952, o representante dos Weibull, TORBJORN, veio passar um tempo (uns meses) em Montenegro observando (aprendendo) o funcionamento da Tanac. O acidente aviatório que o vitimou ocorreu nesse mesmo ano, em local próximo ao Aeroclube de Montenegro.
    Ricardo Goulart Jahn

    ResponderExcluir