domingo, 28 de abril de 2013

1932 - História da economia caiense VI: perpectiva de uma nova fase de crescimento

Com a duplicação do seu CD, a Agrosul pode produzir
em dois turnos e dobrar a sua produção
A reação começou no ano 2010 e prosseguiu em 2011, com notáveis índices de crescimento econômico. Resultado proporcionado pelas grandes empresas, Oderich e Agrosul, pelo crescimento do comércio, serviços e do setor agropecuário.
A boa administração municipal é fundamental para o desenvolvimento do município pela sua capacidade de fomentar a economia e de minimizar os problemas que fazem parte da atividade econômica. A atual administração, que mostra uma inédita capacidade para o planejamento econômico, talvez consiga colocar o município numa nova fase de desenvolvimento continuado e sadio.

Para os próximos anos e décadas, as perpectivas de desenvolvimento são excelentes, graças ao bom desempenho das principais indústrias, Oderich e Agrosul, o acelerado crescimento do comércio e a expectativa de concretização de grandes projetos, como o shopping center na área do antigo Clube Aliança, a implantação da empresa Concrevogel no bairro Conceição, a construção da ponte/dique/estrada, o asfaltamento das estradas para Hortêncio e Capela de Santana, a implantação da Cidade Empresarial e, até mesmo, a construção do aeroporto 20 de Setembro. A atual estrutura de produção montada no município e o acréscimo de capacidade que virá com a concretização desses projetos praticamente garante a continuação do progresso econômico acelerado que se observa atualmente.
Mas a história econôomica caiense mostra que o ritmo de desenvolvimento de um município assim como pode ser acelerado devido a bons projetos, pode também cair no marasmo e passar por longos períodos de estagnação. Para implantar os novos projetos e evitar o marasmo é necessário trabalho e coesão. As lições da história precisam ser aprendidas.

O bom desempenho das principais indústrias, Oderich e Agrosul, o acelerado crescimento do comércio e a expectativa de concretização de grandes projetos, como o shopping center na área do antigo Clube Aliança, a construção da ponte/dique/estrada, o asfaltamento para Hortêncio e Capela, a Cidade Empresarial e, até mesmo, a construção do aeroporto 20 de Setembro aumentam a possibilidade de sucesso econômico para o Caí nas próximas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário