O conjunto 2001 animou as festas montenegrinas no início da década de 1970 |
O Conjunto 2001 fez sucesso em Montenegro entre os anos de 1969 e 1972. A foto mostra os componentes do grupo no seu último ano de existência. O mais à esquerda, de pé na traseira do carro, é Moisés Steffen, que foi o empresário do grupo. Hoje ele dirige a Steffen Imóveis e é um dos importante empresário do setor imobiliário em Montenegro. O de blusa preta, com o violão, é Renato Pena, popular Ratinho. De pé, na frente do carro, com vistoso lenço no pescoço, está Darney Lampert, já falecido, que foi músico profissional e gravou discos. Ele também foi professor na Escola Polivalente, em Montenegro.
O nome do conjunto, 2001, faz lembrar um fato curioso. O ano de 2001, primeiro do próximo milênio tinha um significado mítico nas últimas décadas do século XX. Representava um futuro instigante pela perspectiva de grandes avanços tenconológicos. A corrida espacial, a ida do homem à lua, sugeriam um futuro brilhante. O filme 2001, uma Odisséia no Espaço fixou o número como símbolo desse futuro maravilhoso na mente das pessoas.
Quando da sua morte, o jornal Ibiá publicou a seguinte matéria:
"Darney se destacava por suas composições
O rock montenegrino perdeu seu precursor na noite de terça-feira. O músico e professor Darney Lampert faleceu em consequência de um infarto fulminante, com 64 anos. Em 2006, ele já havia sofrido um infarto. Darney estava em casa na hora do mal súbito.
Darney foi professor de Português, Inglês e Literatura e ficou conhecido por seu talento artístico. Aprendeu tudo com seu pai, que também era músico. Ele começou a tocar piano e violão aos 12 anos. Mas a paixão pelo rock veio mesmo quando, em um de seus aniversários, ganhou o CD de Elvis Presley. O músico também teve um programa musical "Darney Canta", na TV Piratini, canal 5, hoje SBT, do qual participavam os melhores cantores de Porto Alegre. Além de integrar o conjunto "2001", grupo musical que marcou época na região, ainda tem mais de 100 composições, arrebatando vários prêmios em festivais.
O montenegrino foi sepultado ontem e deixou três filhos e a esposa. "Ele tinha defeitos, como todo mundo, mas se destacava por ser uma pessoa amável e compreensiva", relata o filho que leva o mesmo nome do pai, Darney Lampert. Ele observa que o material e as músicas de Darney ficarão sempre na memória da família."
Nenhum comentário:
Postar um comentário