quinta-feira, 23 de maio de 2013

2025 - Prédio da Usina Municipal

A Usina Municipal, no Caí, produziu energia elétrica com um gerador movido
a combustível derivado de petróleo, até o ano de 1940, quando a cidade 

passou a ser abastecida por energia da usina de Montenegro
Outra bela foto do album de Paul Karohl. É mais uma cena de enchente, mas tem o mérito de nos apresentar um dos prédios mais importantes da cidade na época (ano próximo a 1930): a Usina Municipal.  Era uma usina termoelétrica. Seus geradores eram movidas pela caldeira aquecida com combustível derivado de petróleo. Esse combustível chegava à cidade trazida pelos vapores que, então, ainda navegavam pelo rio Caí. Era um modo caro de se produzir energia elétrica. Essa usina funcionou por pouco tempo. Em 1940, ela foi desativada e a energia elétrica usada na cidade passou a vir de Montenegro, proveniente da grande Usina Maurício Cardoso, que foi inaugurada, naquela cidade, em 1939.
Com isso, a energia elétrica passou a chegar ao Caí através dos fios de uma rede que ligava Montenegro ao Caí. Antes ela dependia do transporte aquático, com o combustível da usina chegando em barris até o porto do Caí. Dali, os barris eram levados até a usina em carroças.
O prédio, que ainda está de pé e bem conservado, se encontra na esquina das ruas 13 de Maio e 1º de Maio. Na foto, a rua 13 de Maio é a que tem postes de iluminação colocados no centro da rua.

Foto do acervo de Paul Karohl, disponibilizada por Rubem Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário