O prédio da prefeitura (ou intendência, como se dizia na época) ainda estava só |
Presume-se que Paul Karohl tenha feito essa foto no ano de 1930. Ela mostra a intendência municipal ainda solitária. Somente com o prédio da esquina, ainda desacompanhado do prédio mais novo, construído pouco tempo após a época da foto. Avista-se um grupo de meninos com as roupas e chapéus de acordo com a moda infanto-juvenil da época. O outro grupo é de soldados da guarda municipal, a polícia mantida pela prefeitura. O prédio da intendência já não era novo.
Nota-se na foto que a rua não era pavimentada. Era uma simples estrada de terra. Dez anos mais tarde Alceu Masson escreveu, no seu livro Monografia Caí, que as ruas do centro da cidade eram todas pavimentadas. Provavelmente por obra do prefeito Egydio Michaelsen, que governou o município na maior parte da década de 1930. Mas não se entenda que as ruas centrais referidas por Masson sejam muitas. Ainda na década de 1980 a rua 1º de Maio, em frente ao Country Clube, não era pavimentada.
Os postes indicam que a iluminação já era elétrica. A não ser que sejam postes de telefone. O telefone, certamente, chegou ao Caí antes da energia elétrica.
O nome do prédio era intendência ao invés de prefeitura e o prefeito, na época, era chamado de intendente.
O prédio, no passado, era também chamado de Palácio Rio Branco. Nome que, provavelmente se deve ao Visconde de Rio Branco (pai do Barão de Rio Branco). O Visconde foi primeiro ministro de Dom Pedro II e teve grande influência no desenvolvimento inicial de São Sebastião do Caí. Foi ele que conduziu o projeto de colonização da região serrana. O município do Caí foi criado em função desse projeto e o prédio da prefeitura foi a sede de governo do município que abrangia a região de Caxias do Sul. A estrada que ligava o Caí a Caxias chamava-se, também, Estrada Visconde de Rio Branco.
MEMÓRIA FALHA
Ao vermos a porta existente na lateral do prédio (na descida da rua Pinheiro Machado) temos a impressão de que essa porta foi retirada do prédio. Na verdade, ela ainda está lá. Apenas não é utilizada. As características do prédio da prefeitura estão muito bem conservadas.
Foto do acervo de Paul Karohl, disponibilizada por Rubem Schneider
Nenhum comentário:
Postar um comentário