sábado, 25 de maio de 2013

2035 - Três localidades de Montenegro querem se emancipar

A localidade de Vendinha, junto à Estrada da Produção, é uma das localidades 
que quer sua emancipação

Montenegro tem três localidades que sonham com autonomia administrativa: Costa da Serra, Vendinha e Santos Reis. 
Na década de 1990 uma comissão desenvolveu um trabalho para tentar a emancipação de Santos Reis, que englobaria ainda as localidades de Vapor Velho, Linha Catarina, Campo do Meio, Lajeadinho, Alfama e Faxinal. “Já temos até o mapa pronto, e se passar para o Estado esta decisão, reativaremos a comissão”, declarou o vereador Carlos Einar de Mello (PP), que era um dos líderes emancipacionistas.
Os moradores de Vendinha, localidade entre Montenegro e Triunfo, às margens da BR 386, já sentiram um gostinho de quase se emanciparem. Por duas vezes, na última década do século passado, a comunidade buscou a emancipação. Em ambas, movimentos políticos dos poderes Executivo e Legislativo de Montenegro conseguiram influenciar na decisão e a emancipação foi negada. Esta será a terceira tentativa da comunidade que reclama da distância da sede e da qualidade das estradas de acesso.
A comunidade de Costa da Serra também sonha com o dia em que poderá gerir a própria administração. A comissão que trata do assunto foi desativada, quando a decisão sobre novas emancipações passou para a União. “Quando criamos a Comissão os requisitos exigidos para emancipação de áreas era, entre outros, de haver uma população mínima de 3.000 habitantes ou 1.800 eleitores na área emancipanda. Preenchíamos esse e os demais requisitos, porém por determinação de Legislação Federal foi retirado do Estado a prerrogativa de legislar sobre as emancipações”, explica João Vilso Cruz, ex-secretário da comissão. 

Matéria de J B Cardoso para o Jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário