A inauguração da ferrovia foi motivo de grande festa em Caxias e de tristeza no Caí |
Com a ferrovia, os caxienses passaram a ter uma alternativa de meio de transporte muito melhor do que a Estrada Rio Branco. Mal conservada, a rodovia criava grande dificuldade para a exportação da produção serrana. Um grande progresso para Caxias e a região serrana. Pela estrada, naquela época, as mercadorias eram levadas até o porto de São Sebastião do Caí, onde as cargas precisavam ser baldeadas para os barcos que as levavam até Porto Alegre.
Para São Sebastião do Caí a inauguração da estrada de ferro representou grande prejuízo, pois a cidade havia tido grande progresso, nas últimas décadas, devido ao porto e ao comércio que se criou em torno dele.
Em 1910, o Caí era uma das cidades mais importantes do estado. Depois da inauguração da ferrovia, mergulhou numa fase de estagnação que perdurou até a década de 1970.
Note-se na foto a profusão de araucárias que ainda exisiam no que hoje é a cidade de Caxias do Sul.
Foto publicada no livro Meio Século de uma História, sobre a empresa Marcopolo - do acervo de Julio Cesar de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário