Moças da alta sociedade montenegrina fotografadas pelas duas irmãs Hunfleish |
Na década de 1940, era mais difícil andar bem vestido. As roupas não eram compradas nas lojas. Para ter os belos vestidos que mostram nessas fotos, essas jovens montenegrinas (ou suas mães) tiveram de comprar os tecidos e rendas numa loja e levar esse material até uma costureira, que confeccionou o vestido.
As fotos são de autoria das duas irmãs Hunfleish, que tinham seu estúdio na Ramiro Barcelos, numa casa geminada que já foi demolida e ficava em frente à igreja evangélica luterana, ao lado da atual Madeireira Rigon. O estúdio das irmãs Hunfleish foi o terceiro existente em Montenegro. Antes delas, que se saiba, houve o estúdio de Antônio Magalhães Machado e o de Emílio Henrique Leser. As fotos desse estúdio são identificadas por uma marcação em relevo, como se pode perceber no canto inferior direito das fotos acima. Na foto mais de baixo, especialmente, se pode ler: Atelier Hunfleish.
Fostos do acervo de Romélio Oliveira
na realidade ,renato,estas moças da alta sociedade
ResponderExcluirmontenegrina,foram tirar as fotos,nas terceiras fo
tografas de montenegro,as duas irmas hunfleish,que
tinham seu atelier defronte a igreja evangelica,na
rua ramiro barcelos,em uma casa geminada que havia
e hoje seria ao lado da madeireia rigon.
estaS fotografas tinham um diferencial dos outros
fotografos,pelo que sei antes delas so haviam dois
antonio magalhaes machado e emilio henrique leser,mas o diferencial delas e que em todas fotos vinham com impressao em relevo,que eu chamava erradamentee de marca d agua,dai meu amigo antonio paulo ribeiro,de p.alegre,me corrigiu.marca d agua e a que tem nas cedulas.