sábado, 1 de junho de 2013

2072 - A faixinha vai virar avenida


A avenida Doutor Cassel será a principal via pública  da cidade
Arte de Anderson Linck
Na tarde da última quarta-feira, dirigentes do DAER estiveram na prefeitura do Caí para assinar o documento que transfere o domínio do antigo traçado da RS-122 que passava por dentro da cidade.
Por sorte, a rodovia já foi reformada há alguns anos, pelo governo estadual (da governadora Yeda Crusius). Mas, na visão do prefeito Darci Lauermann, ainda há muita coisa para ser feita nesse trecho de rodovia que, agora, será transformado numa via urbana.

Em entrevista dada ao Fato Novo ontem, o prefeito Darci Lauermann disse que a primeira medida será contratar uma empresa para fazer um projeto para todo o trecho, que é de cinco quilômetros. Ele começa nas imediações da ponte do arroio Cadeia e termina no viaduto do Loteamento Popular.

Quando tudo estiver pronto, a nova avenida caiense deverá ter dois pórticos de entrada, nas suas extremidades e canteiros centrais ao longo de todo o seu traçado. Serão implantadas rotatórias que impedirão os veículos de trafegar em velocidade exagerada.

Na sua parte mais urbana, serão construídas calçadas e ciclovia e haverá ajardinamento e iluminação em toda a extensão da avenida, pois ela será o cartão de visitas da cidade.

A palavra que o prefeito usa para definir a obra que deseja é: transformação. Ele quer transformar a antiga faixinha numa grande avenida.

O planejamento a ser feito deve prever, primeiramente, os aspectos de segurança. Deverão ser usadas para isso, placas e outras formas de sinalização e algumas rotatórias. No futuro, câmeras de videomonitoramento vão também ser usadas. As calçadas e faixas de segurança para pedestres também serão utilizadas em pontos com maior trânsito de pedestres.

Para fazer o ajardinamento, o prefeito pretende contar com parcerias com os floricultores do município, já que a floricultura é um dos pontos fortes do município.

Mas essa transformação não vai acontecer tão rapidamente, pois se trata de uma obra muito grande e cara. A prioridade da atual administração são as medidas e obras que favorecem o aumento da renda da população e da arrecadação do município, que ainda é insuficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário