quarta-feira, 5 de junho de 2013

2100 - Rua Ramiro Barcelos antes de ser invadida pelos automóveis


O prédio da Livraria Lutz se destacava no centro comercial de Montenegro


Por incrível que pareça, já houve uma época em que os automóveis quase não passavam pelas ruas. Era uma época em que também não existia tanta gente. O centro comercial de Montenegro podia ser fotografado assim, desabitado em plena luz do dia. Note-se que a Ramiro tinha, na época, uma característica que hoje é rara em ruas centrais: ela era de mão dupla.
Era um tempo, também, em que as livrarias tinham mais destaque do que hoje. Exemplo disto é a Livraria Lutz, que tinha uma grande loja na rua Ramiro Barcelos, na quadra situada entre as ruas Osvaldo Aranha e Olavo Bilac. No prédio onde hoje está instalada a agência do banco HSBC. A casa que, na foto, aparece antes da livraria é hoje a Foto Mirim e, antigamente, foi a casa do doutor Paulo Ribeiro Campos, um médico famoso que, hoje, é nome de uma importante escola montenegrina, também conhecida como Colégio Polivalente.
Bem adiante, na esquina da Ramiro com Olavo Bilac, se vê o prédio da Ótica e Relojoaria Keller, com um letreiro erguido sobre o telhado. Antes dela, se vê um prédio com parede clara, que ainda existe hoje e abriga uma agropecuária/pet shop.  Antes, tem uma casa de paredes escuras, que era geminada (dividida ao meio, para servir a duas famílias) e foi demolida.
O prédio da Lutz ficava praticamente em frente ao do Cine Pathé (depois Tanópolis).

Foto do acervo de Romélio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário