![]() |
| O prédio da atual Escola São José foi construído em meados da primeira década do século XX, para abrigar a Escola Distrital, que deixava seus alunos para fazer o vestibular ao curso superior |
Elisa Moojem Arpini, na obra Traços Biográficos, escreveu o seguinte no capítulo sobre o intendente Coronel Álvaro de Moraes:
"Empenhou-se, junto à Presidência do Estado, pela criação, em 1902, do Colégio Distrital, equivalente à Escola Normal. O ensino, ministrado por competentes professores, deixava o aluno apto a subter-se ao vestibular de curso superior."
Essa escola, depreende-se ao vermos a foto acima, do ano de 1906, que estava instalada no prédio em que funciona hoje a escola São José. O prédio foi construído naquela época, quando Montenegro não passava de uma simples vila, graças a grande influência do intendente Álvaro de Moraes.
O intendente (prefeito) Álvaro de Moraes é o mesmo que, ainda segundo Arpini, "imortalizou-se pela construção do cais do porto da então Vila de Montenegro. decisão arrojada e hercúlea, e de inúmeras vantagens."
Álvaro de Moraes influiu, também, para a mudança no traçado da ferrovia que ligava Porto Alegre a Caxias do Sul. Planejada para passar pelo Caí (cidade maior que Montenegro, na época), a ferrovia acabou sendo feita por Montenegro.
Álvaro de Moraes governou Montenegro por oito anos, de 1900 a 1908. Antes dele Montenegro era menor do que o Caí. Depois dele, já era maior e haviam sido criadas as condições para o seu desenvolvimento acelerado pelas próximas décadas. Na estrutura, Montenegro foi beneficiada pelo porto e pela ferrovia; na educação, pela criação de uma escola com nível de segundo grau. Coisa que o Caí só veio a ter 70 anos depois.
O pesquisador Romélio Oliveira observa nessa foto, de 1906, que ainda não existia a casa paroquial mas aparece, de longe, a casa que foi desmanchada para a construção do pequeno edifício dos oficiais da Brigada Militar. "A casa ao lado corresponde, talvez, ao local onde foi construído e Lar Paroquial,.pois a casa ao lado da antiga matriz é um pouco á direita", comenta Romélio.
Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário