Há 60 anos, o morro da Pedreira já tinha a forma que tem atualmente |
Essa foto de enchente foi feita na rua José Luis, perto da atual delegacia de polícia. O armazém de Bruno H Koch ficava bastante longe do centro, mas a eletricidade já chegava até lá. A foto deve ser de ano próximo a 1950.
O formato do Morro da Pedreira (cabeça do gigante adormecido) era o mesmo de hoje. A extração de pedras já havia terminado.
Na época em que funcionou a pedreira, fornecendo pedra para a construção do cais do porto, a rua José Luís chegou a ser chamada de Rua da Pedreira.
A rua José Luís, na sua parte mais central, fez parte do primeiro loteamento de Montenegro, feito por Tristão Fagundes por volta de 1860. Mas o seu nome era outro: Rua Formosa.
Em 1882, o nome passou a ser José Luís, em homenagem a José Luís Rodrigues da Rosa, o primeiro presidente da câmara de Montenegro. Cargo que, na época, correspondia ao de prefeito. Ele era natural de Harmonia e governou Montenegro entre os anos de 1873 e 1877, Morreu dois anos depois de deixar o cargo, em virtude de um disparo acidental de arma de fogo. Tinha 48 anos.
Foto do acervo de JB Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário