quarta-feira, 10 de julho de 2013

2306 - Festa de inauguração da Conservas Oderich, em 1909



CONSERVAS ALIMENTÍCIAS
UMA NOVA FABRICA
A SUA INAUGURAÇÃO


A meia-noite de sabbado ultimo, do trapiche Petersen, partia o vapor Garibaldi, levando a seu bordo os convidados que deviam assistir á inauguraçao da grande e importante Fabrica de Conservas Alimenticias dos srs. Carlos H. Oderich & C., em S. Sebastião do Cahy. Nesse vapor, tomaram passagem os srs. Edmundo Dreher, Felippe Edward, Francisco Bento Carneiro, F. Hopp, Ernesto Becker, Francisco Paranhos, Francisco Gomes Carollo, Menna Becker, Alexandre Bleckmann, Gastão Rohde, Jorge Thofern, Carlos H. Drügg, Gustavo Woebcke, Craigg e Miles, comandantes do Itajubá e do Itapacy, Henrique Pearson, proprietario do Estabelecimento do Paredão, na Cachoeira, representantes da imprensa e outros convidados. f
CHEGADA EM S. SEBASTIÃO DO CAHY
Domingo, ás 8 horas da manhã, chegava o Garibaldi ao porto de S. Sebastião, fazendo logo os excursionistas o seu desembarque. Momemtos depois, acompanhados do sr. Carlos Oderich, seguiram todos para a confortavel e elegante residencia deste cavalheiro, e, dahi, depois de uma ligeira refeição, para a fabrica. 
A INAUGURAÇÃO
Ahi, estando já funccionando todos os machinismos, foi feita a inauguração do estabelecimento. Assistiram tambem a essa inauguração commerciantes e industriaes de S. Sebastião, assim como o coronel Pedro Carvalho, intendente municipal. A fabrica, cujo edificio obedece a uma construcção solida e moderna, com todos os preceitos da hygiene em estabelecimentos desta ordem, está situada em um dos arrabaldes daquella villa, não muito distante do porto de embarque. 
A FABRICA
Todos os apparelhos da fabrica são accionados, por meio de transmissão de polias, por um poderoso motor, a vapor (Hannoversch Maschinen Fabrik), de 28 cavalos de força. A secção de funilaria consta de 6 machinas, para cortar a folha, fazer a tampa e as beiras das latas, para collocar os fios de borracha nos tampos, para soldar, etc. Na secção destinada ao preparo das carnes, vimos seis machinas differentes, para bater a banha, picar a carne, o toucinho, fazer gelo, derreter e estyrilisar as gorduras. A fabrica dispõe também de dois grandes compartimentos, servindo um de frigorifico, e outro, no andar superior, de fumeiro. O vapor, para o motor e para os tachos para derreter a banha, é fornecido por uma grande caldeira, systema Steinmüller (Gummersbach). Por enquanto o estabelecimento pode abater até 20 porcos por dia, utilisando-se também de carnes de gado vaccum e de gallinhas. 
OS PRODUCTOS
Os productos consistem em salchichas, salames de diversas qualidades, linguiças, presuntos, lombo de porco, toucinho salgado e defumado, conservas em latas de todas as qualidades, como sopas, caldos, etc. O estabelecimento submette a exame bacteriologico todos os animaes que abate, podendo o publico consumir os seus productos com toda a confiança. A média da producção actual é de 2.000 kilos por dia, producção essa que, dentro em pouco tempo, será consideravelmente augmentada. 
DESENVOLVIMENTO PARA A REGIÃO
Como se vê, a grande Fabrica de Conservas Alimenticias dos srs. Carlos H. Oderich & C., em S. Sebastião do Cahy, está montada de modo a dar o maior desenvolvimento a essa industria, fomentando tambem, nas colonias, a criação de finas raças de suinos e de outros animaes. 
BANQUETE AOS EXCURSIONISTAS
Depois da inauguração, ao meio dia, em sua casa de residencia, o sr. Carlos H. Oderich offereceu aos excursionistas um lauto banquete, em que figuraram, ao lado das mais finas iguarias, todos os productos da fabrica, fazendo todos, então, as mais elogiosas referencias á fina qualidade das conservas. Ao champagne, falaram os srs. Edmundo Dreher, Francisco Paranhos e Bento Carneiro, que levantaram enthusiasticas saudações ao trabalho, ás industrias, ao commercio e á imprensa. 
O REGRESSO
Em summa, ante-hontem, ás 9 e ½ horas da noite regressavam os convidados a essa capital, trazendo todos a mais grata recordação, não só da festa inaugural da Fabrica de Conservas Alimenticias, como do fidalgo acolhimento que lhes fez o sr. Carlos H. Oderich, operoso industrialista e distincto cavalheiro.


Matéria publicada no jornal Correio do Povo em 10 de agosto de 1909
CORREIO DO POVO, terça-feira,10 de agosto de 1909. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário