sexta-feira, 12 de julho de 2013

2323 - Por onde passava o trem

Montenegro, do alto do morro São João
Esta bela vista de Montenegro nos ra muito da beleza que tinha a cidade na década de 1930: a bela igreja matriz e, defronte a ela, a enorme praça Marechal Deodoro. Área que fez parte do "dote" que o fundador de Montenegro, Tristão Fagundes, ofereceu à Igreja Católica Romana para convencê-la a estabelecer uma igreja no seu loteamento.
O grande prédio que se avista antes da igreja é o Colégio São José, voltado para a educação de meninas.
Também chama a atenção nessa foto algo que parece ser uma estrada em curva, bem visível ao centro da parte inferior da fotografia. Trata-se, na verdade, da estrada de ferro que, naquela época passava pela cidade de Montenegro. Vindo das imediações do atual Hospital Montenegro, o trem passava pelo trecho visível na foto e seguia pela Volta do Morro, chegando ao bairro Timbaúva.
Ela margeava a cidade e, na medida que Montenegro cresceu, a ferrovia foi engolida pela cidade. A ferrovia, que foi tão festejada quando chegou, em 1910, tornou-se inconveniente quando os trens  passavam muito próximos das moradias e passaram a haver muitos cruzamentos da linha de trem com ruas da cidade.
Problema que foi solucionado com uma mudança de traçado da linha férrea.

Foto do site Fotos Antigas de Montenegro


Nenhum comentário:

Postar um comentário