Blocos de carnaval faziam intercâmbio, participando
dos bailes
nos clubes de outras cidades
|
Até a década de 1980, clubes como o Aliança (do Caí) tinham seus blocos de carnaval. Eles, além de participar dos bailes promovidos no seu próprio clube, visitavam outras sociedades. Assim como recebiam a visita de blocos das outras sociedades. Havia um intercâmbio muito estimulante, que resultava em conhecer pessoas diferentes. E daí saíram, certamente, muitos namoros e até casamentos.Ao contrário do que acontece hoje, as festa dançantes eram bem mais raras e muito esperadas pelas moças e rapazes que estavam na fase de encontrar o seu par.
Na época de maior intensidade na navegação fluvial (primeiras três décadas do século XX) a viagem do Cai a Montenegro num vapor era bastante rápida e confortável. E, além das linhas regulares de navegação, também era possível fretar um vapor para levar um grupo até determinado local e trazê-lo de volta.
Os marinheiros que vemos nesta foto não são de verdade. As suas roupas caprichadas são fantasias. Trata-se de um bloco de carnaval fotografado a bordo do vapor Salvador.
O local é. provavelmente, o porto de São Sebastião do Caí.
Foto disponibilizada no Facebook por PabloSane Hentz
Nenhum comentário:
Postar um comentário