O professor Brambatti desenvolveu aprofundada pesquisa sobre a história da Estrada Rio Branco |
O professor Luiz Ernesto Brambatti realizou quatro palestras sobre a História da Estrada Rio Branco.
Duas delas foram para alunos do curso de História da Universidade de Caxias do Sul, nos dias 12 e 14 de junho de 2013. As outras duas foram para alunos do Ensino fundamental da Escola Santo Antonio da Terceira Legua.
As palestras foram resultado da pesquisa feita pelo professor Brambatti sobre a Estrada Rio Branco, com detalhes de mapas coletados junto ao arquivo histórico do Estado, Arquivo Nacional, arquivo histórico de São Sebastião do Caí e arquivo de Caxias do Sul.
Foi possível reconstruir toda a cronologia da construção da Estrada Visconde do rio Branco. Do Porto do Guimarães, em São Sebastião do Cahy até o passo da Boa Esperança (na Feliz) a estrada existia desde 1854;
Do Passo da Boa Esperança (Feliz) até Nova Palmyra, desde 1867
De Nova Palmyra para a Terceira Légua e Campo dos Bugres foi aberta uma picada em 1876;
A definição do traçado da estrada e do nome Visconde do Rio Branco ocorreu em 1877.
A construção da Estrada Visconde do Rio Branco, do Porto do Guimarães em São Sebastião Cahy, até a Colônia Caxias teve início em 27 de maio de 1878 a terminou em julho de 1884. A inauguração da Estrada Visconde do Rio Branco ocorreu em 30 de setembro de 1884 com a sua entrega para a Câmara de São Sebastião Cahy.
A continuação da Rio Branco em direção à Vacaria, via passo do Korff ocorreu entre os anos de 1897 e 1903. A construção da ponte do Korff ocorreu nos anos 1904 a 1906 com inauguração em 15 de fevereiro de 1907.
Nenhum comentário:
Postar um comentário