quinta-feira, 18 de julho de 2013

2348 - Cine Tanópolis

Inaugurado em 1957, o cine Tanópolis tinha 1230 poltronas



Já existiram muitos cinemas em Montenegro. Mas nenhum se compara com o Cine Tanópolis.
Ele foi inaugurado em 29 de janeiro de 1957, e está situado numa das quadras mais centrais da Ramiro Barcelos, a principal da cidade. A quadra situada entre as ruas Olavo Bilac e Osvaldo Aranha, no lado direito da rua, para quem vem do rio. Hoje, a maior parte do prédio é ocupado pela loja Oba Oba. Os dois prédios que aparecem na foto antes do cinema ainda existem e o primeiro faz esquina com a rua Olavo Bilac.
Ele contava com 1.230 poltronas dispotas de forma intercalada, de maneira a permitir perfeita visão da fita em exibição. O equipamento de projeção era Gaumont-Kalée, de fabricação inglesa e o equipamento de som era Duosone. Com isso, o cine Tanópolis já começou suas atividades em condições de projetar filmes planos em tela panorâmica, superscope, vista-vision e cinemascope.
A sala de espera apresentava painéis do pintor montenegrino Ênio Pinali Soares. Havia um bar com bomboniere e relógio automático que informava em que ponto estava a projeção do filme que estava sendo exibido. Doze renovadores de ar garantiam o clima agradável no interior do cinema.
De início, o Tanópolis competia com o Cine Pathé. Mas ficou sozinho depois do fechamento desse outro importante cinema montenegrino. O primeiro gerente do Tanópolis foi Erny Becker. Em 1982, o Tanópolis pertencia à empresa cinematográfica Wermar Ltda, sediada na cidade de Lages, em Santa Catarina.
Atualmente ele subsiste, no mesmo prédio, mas utilizando apenas o espaço do antigo mezanino. Ele é mantido pela Associação Comercial e Industrial de Montenegro (ACI).
A foto deve ser de 1957, quando o Cine Tanópolis era novidade.


Foto do acervo de Romélio Oliveira
Informações extraídas do artigo Cinema, de Elisa Moojen Arpini. para o livro Montenegor Ontem & Hoje, edição de 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário